Hospitais que atendem pelo SUS em Araxá podem fechar em dezembro

Robson Magela alertou sobre a possibilidade dos hospitais Santa Casa de Misericórdia e Casa do Caminho fecharem as portas 

Publicado em 28/11/2019 - 00:00 Atualizado em 22/6/2020 - 19:02

Araxá (MG) –  Ao usar a tribuna na reunião ordinária da Câmara Municipal, na última terça-feira, (26), o vereador Robson Magela (Republicanos) alertou a população sobre a possibilidade dos hospitais Santa Casa de Misericórdia e Casa do Caminho fecharem as portas após o próximo dia 20 de dezembro, data em que terminam os seus contratos com a Prefeitura de Araxá. Robson participou no início da semana da reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde, onde representantes dos dois hospitais informaram que não conseguem mais continuar prestando os seus serviços pelos mesmos valores do contrato atual.

Como Araxá é Gestão Plena em Saúde, os hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade fazem contrato com a Prefeitura. Técnicas da Secretaria Municipal de Saúde que estavam na reunião do conselho explicaram que para fazer um contrato com uma tabela diferenciada que atenda os dois hospitais é necessário realizar um estudo de mercado. “Este estudo demanda tempo. Não é feito de uma hora para outra. Os novos contratos ainda terão que ser feitos com a tabela em vigor, porém os dois hospitais afirmam que não conseguem mais trabalhar recebendo tão pouco pelos serviços prestados”, informou o vereador.

Robson destacou que a situação é muito séria, pois Araxá corre o risco de fechamento dos dois hospitais da cidade que atendem a população pelo SUS. “Prestem muita atenção na gravidade desta situação levantada na reunião do Conselho Municipal de Saúde. Já pensaram a Santa Casa e a Casa do Caminho fechadas depois do dia 20 de dezembro? O que será feito dos pacientes?”, indagou o parlamentar.

O vereador apontou que a solução é a Prefeitura de Araxá enviar para a Câmara Municipal projetos de convênios com os dois hospitais para o repasse de recursos que sejam suficientes para que eles continuem funcionando até que sejam feitos os novos contratos com a tabela diferenciada. “Quem decide se envia esses projetos ou não é o prefeito. Mas o problema é que ele não recebe ninguém. Os vereadores Fárley Cabeleireiro e Bosco Júnior, que são da Comissão de Saúde da Câmara, protocolaram um ofício no gabinete do prefeito solicitando uma reunião dele com os dois hospitais e até agora não tiveram resposta”, disse ele.

Robson explicou que o Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Câmara Municipal, tentará fazer com que o prefeito receba os representantes da Santa Casa e da Casa do Caminho. “Espero sinceramente que isso aconteça, pois se não houver um entendimento quem vai sofrer é o povo que necessita de atendimento nestes dois hospitais. Santa Casa e Casa do Caminho são os únicos hospitais que atendem o povo de Araxá pelo SUS. Se eles fecharem será um verdadeiro caos em nossa cidade”, finalizou o vereador.

Texto e foto: Ascom – vereador Robson Magela

Reportar Erro
Send this to a friend