Frente da logística reversa de medicamentos é instalada em Porto Alegre

Frente foi instalada pelo vereador Alvoni Medina (PRB), inspirado no projeto “Farmácia Solidária” da deputada estadual Fran Somensi (PRB-RS)

Publicado em 14/07/2019 - 00:00

Porto Alegre (RS) – “Como e onde eu guardo o remédio que eu tenho em casa?”; “Posso descartar no lixo seco o medicamento vencido?”. Essas e outras questões serão esclarecidas pela Frente Parlamentar em Defesa da Logística Reversa de Medicamentos, instalada pelo vereador Alvoni Medina (PRB), na manhã de sexta-feira (12).

Inspirado no projeto “Farmácia Solidária” da deputada estadual Fran Somensi (PRB-RS), Medina quer orientar a prática do uso de medicamentos, distribuição e consumo até o descarte correto, através de ações de conscientização e palestras em conjunto com a Frente Parlamentar em Defesa da Logística Reversa de Medicamentos do RS. “Nossa intenção é de dar o pontapé inicial aqui na capital de um projeto já realizado pela deputada Fran Somensi que criou, em Farroupilha, a Farmácia Solidária, um case positivo de logística reversa, onde se ajuda quem precisa e cuidamos do nosso meio ambiente”, destacou o republicano.

Segundo ele, também já foi encaminhado ao Executivo municipal, a indicação da criação de uma farmácia solidária, com os moldes da já existente no município de Farroupilha.

Durante a instalação da frente, Fran Somensi apresentou dados sobre o projeto Farmácia Solidária de Farroupilha, que em quatro anos de funcionamento, já doou mais de 2 toneladas em medicamentos, resultando numa economia de mais de R$ 2 milhões ao município. “É um desafio estar dentro de uma farmácia dessas, é importante acreditar que vai fazer a diferença na vida das pessoas que não tem condições de arcar com os custos de uma medicação”, afirma a deputada estadual.

Também estiveram presentes na abertura dos trabalhos o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador André Carús (MDB); o representante da Secretaria Municipal de Saúde, Leonel Almeida; a representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alessandra Nogueira; a presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do RS, Debora Raymundo Melecchi;, e representantes do Conselho Municipal de Saúde e Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Texto: Ascom – vereador Alvoni Medina
Foto: Elson Sempé

Reportar Erro