Fabiano Santos quer informações sobre manutenção de sanitários em Araxá

Em pronunciamento, republicano questionou sobre a manutenção das áreas comuns do Complexo do Barreiro

Publicado em 24/10/2019 - 00:00

Araxá (MG) – Em pronunciamento na Câmara Municipal, o vereador Fabiano Santos (Republicanos) questionou sobre a manutenção das áreas comuns do Complexo do Barreiro. Recentemente, o parlamentar foi informado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), em resposta a um ofício encaminhado à estatal, sobre o corte de árvores, limpeza, serviços de reformas e manutenção em todo o Parque do Barreiro.

Dentre as indagações sobre a situação dos sanitários que ficam nas proximidades da Fonte Dona Beija, a Codemig informou que a área é uma responsabilidade do Tauá Hotéis, arrendatária do Grande Hotel e Thermas de Araxá. Diante disso, Fabiano enviou um requerimento à direção do Tauá buscando informações sobre a manutenção nos sanitários.

“Estivemos no local e pudemos confirmar que os sanitários estavam fechados. Queremos então saber se eles estão sem condições de uso? Quais os motivos para mantê-los trancados? Existe algum cronograma de limpeza para a conservação dos espaços? Há algum cronograma de reforma e recuperação dos sanitários? São informações básicas que precisamos ter visto a grande importância do Complexo do Barreiro para a cidade de uma maneira geral”, destacou o vereador.

Resposta da Codemig

Sobre as indagações enviadas por Fabiano à Codemig, a estatal respondeu que foram suprimidas 54 árvores em todo o parque com a devida aprovação dos órgãos fiscalizadores e de proteção ambiental e do patrimônio histórico. As árvores estavam comprometidas e colocando em risco pessoas que passavam pelo Complexo. Outras 28 árvores ainda estão em análise para aprovação do corte. Ainda, mudas serão replantadas, de espécies do cerrado mineiro, em substituição as que foram retiradas. O plantio vai seguir orientações técnicas.

Aprovação técnica do Pace em Araxá

Outra boa notícia dada pelo republicano durante o pronunciamento foi a aprovação técnica pela Fundação Hemominas para o Centro de Quimioterapia São Francisco de Assis da Santa Casa de Misericórdia receber um Posto Avançado de Coleta Externa (Pace). “O espaço oferece toda a estrutura e logística necessária. Agora, após a aprovação técnica, será formalizado um plano de trabalho entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura de Araxá. Depois de assinado, o Hemominas de Uberaba ministrará um treinamento para os profissionais que prestarão serviços em todo processo de coleta. Também será necessária a aprovação da Vigilância Sanitária”, completou Fabiano Santos.

Texto e foto: Ascom – vereador Fabiano Santos

Reportar Erro