Fabiano Santos propõe a instalação de um banco de sangue em Araxá

Vereador do Republicanos solicitou estudo da secretaria de saúde do município para que implante a Agência Transfusional no município

Publicado em 6/11/2019 - 00:00 Atualizado em 23/6/2020 - 23:21

Araxá (MG) – Atento às necessidades da saúde pública no município de Araxá, o vereador Fabiano Santos Cunha (Republicanos) apresentou, na terça-feira (05), indicação para que a cidade possa ter uma Agência Transfusional. A indicação foi enviada à secretária de Saúde, Diane Dutra, para que a pasta possa estudar a possibilidade de implantar o órgão.

“Essa Agência funcionaria dentro da Unidade de Pronto Atendimento de Araxá (UPA) e uniria os hospitais da cidade: Santa Casa de Misericórdia, Casa do Caminho, Hospital Dom Bosco e Hospital da Unimed, além da própria UPA. Hoje, existe algo parecido, que funciona na Santa Casa, mas que engloba apenas a Casa do Caminho e a UPA e seria um grande avanço unificar esses serviços”, explicou Fabiano Santos.

A Agência Transfusional é uma Unidade Hemoterápica que tem como função armazenar sangue e seus derivados, realizar exames antes de possíveis transfusões, liberar e transportar os produtos sanguíneos aos hospitais relacionados, além de realizar testes de classificação sanguínea e as provas de compatibilidade.

A Agência garante, ainda, o controle do estoque junto à Fundação Hemominas, por meio do Hemocentro correspondente e o armazenamento de sangue e os componentes necessários. A Agência Transfusional em Araxá teria a disponibilidade do sangue, o que agilizaria o fornecimento quando necessários aos hospitais vinculados para atender as urgências e emergências.

“Temos a certeza que Araxá, com a vinda do Posto Avançado de Coleta de Sangue, mais do nunca, tem a necessidade de criar essa agência transfusional, que vai deixar o trabalho ainda mais completo e ágil, já que na maioria dos casos, a transfusão garante a vida do paciente e a agilidade é primordial. Esperamos agora que a Secretaria de Saúde faça os estudos necessários para criar essa agência”, acrescenta Fabiano.

Ações na saúde

Durante seu tempo regimental, Fabiano Santos Cunha repassou informações sobre o andamento de algumas ações que vem sendo trabalhadas por ele na área de saúde. Sobre o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) para coleta de sangue em Araxá, Fabiano contou que o Poder Executivo municipal aguarda a autorização oficial da Fundação Hemominas para dar prosseguimento ao convênio para a criação do serviço.

Os tramites legais estão sendo cumpridos e nos primeiros meses de 2020, o PACE deve entrar em funcionamento. Sobre os serviços de cateterismo e angioplastia, o parlamentar disse que o Hospital Dom Bosco já está credenciado para oferecer os procedimentos. Outros detalhes jurídicos estão sendo finalizados e em breve, a demanda de cirurgias que existe na saúde municipal vai ser sanada. “Hoje, são apenas 54 procedimentos por ano ofertados para Araxá via Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da gerência de saúde em Uberaba. Uma quantidade muito abaixo das necessidades do município”, lembra Fabiano.

O Programa Farmácia Solidária também está ganhando corpo. Segundo o Vereador Fabiano, autor da iniciativa apresentada Poder Executivo ainda em 2016, as Unidades de Saúde estão recebendo as caixas para coletar os medicamentos. Todos esses remédios serão examinados e os vencidos, enviados para descarte correto e os em condições de uso, destinados a pessoas carentes mediante receita médica. Fabiano ainda explica que tem mantido contato com entidades de classe, firmando parceria para alavancar a arrecadação dos medicamentos. As seis lojas maçônicas de Araxá, os Rotarys Clubs e a Câmara da Mulher Empreendedora da Acia já são apoiadoras do Programa.

Por fim, Fabiano informou que continua trabalhando para que seja viabilizada a contratação de mais cardiologistas, otorrinos e oftalmos para atender na Rede Pública de Saúde. “Não que esses médicos faltem na rede, mas a demanda de pacientes é maior e é necessário que mais profissionais possam ser alocados nessas especialidades. Estamos acompanhando de perto esse pedido que fizemos, sabemos das dificuldades em se contratar no final do ano, mas continuamos atentos a essa necessidade”, destaca o republicano.

Texto e foto: Caio Ranieri/Ascom – vereador Fabiano Santos 
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro
Send this to a friend