Prefeito de Francisco Morato debateu a implantação da Agenda 2030
Publicado em 26/6/2025 - 15:28
Brasília (DF) – O prefeito de Francisco Morato (SP), Ildo Gusmão (Republicanos), representou a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) durante a 7ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), realizada nos dias 25 e 26, na capital federal. O encontro, promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, reuniu representantes de órgãos federais, sociedade civil e gestores municipais para debater a implementação da Agenda 2030 no Brasil.
Como vice-presidente de Parcerias ODS da FNP, Ildo Gusmão defendeu a urgência de ações concretas por parte dos governos locais. “Este é o último mandato em que ações efetivas podem ser tomadas para o cumprimento, mesmo que parcial, da Agenda 2030 — que não é uma proposta para um futuro distante, mas um compromisso urgente com o presente. Ela exige cooperação, liderança e visão estratégica, principalmente por parte dos municípios”, declarou.
A reunião reforçou o papel estratégico das cidades na busca por um país mais justo, resiliente e sustentável. Na pauta, ganharam destaque o protagonismo municipal na implementação da Agenda 2030, a importância do Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável e o compromisso de municípios como Francisco Morato com políticas públicas voltadas à redução de desigualdades, preservação ambiental e promoção da justiça social.
Com mais de 165 mil habitantes, o município paulista tem se consolidado como referência nesse debate, especialmente após sua adesão ao programa federal “Meu Município pelos ODS”, que oferece suporte técnico e acesso a financiamento para cidades comprometidas com a agenda sustentável. “Seguiremos na FNP promovendo a agenda de desenvolvimento sustentável, planejando palestras, oficinas, auxiliando na elaboração do Relatório Local Voluntário (RLV) e sensibilizando ao máximo outros municípios”, afirmou Gusmão.
A participação da FNP na CNODS reafirma o esforço contínuo para colocar os municípios no centro das soluções para os desafios climáticos e sociais contemporâneos. A preparação para a COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro deste ano, também esteve no horizonte das discussões, com ênfase na necessidade de articulação e planejamento integrado entre os diversos níveis de governo.
Mais sobre a Agenda 2030
Aprovada pela ONU em 2015, a Agenda 2030 é um pacto internacional firmado por 193 países, incluindo o Brasil, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas nas áreas de saúde, educação, erradicação da pobreza, entre outras. A iniciativa exige a mobilização de governos, setor privado, organizações civis e da população para alcançar um futuro mais equilibrado e inclusivo.
A Comissão Nacional para as ODS atua como espaço de articulação entre esses diferentes atores, garantindo que os compromissos assumidos internacionalmente se transformem em políticas públicas efetivas nos territórios.
Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO), com informações da Ascom Frente Nacional de Prefeitos
Foto: Flickr Frente Nacional de Prefeitos


