Educação de Formosa realiza mostra histórico-cultural

Educação de Formosa realiza mostra histórico-cultural

Mais 4 mil alunos de 30 escolas do município e professores participaram de ação inédita sobre a história, arte, cultura e tradições em evento organizado pela Secretaria de Educação

Publicado em 18/11/2019 - 00:00

Formosa do Rio Preto (BA) – Uma das referências na educação do Oeste da Bahia, segundo profissionais da área na região, Formosa do Rio Preto promoveu mais uma ação inédita, na quinta-feira (14).

Por meio de material produzido, exposto e apresentado por estudantes, professores, funcionários, gestores das escolas e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, a história e cultura do município foram retratadas levando o público a se emocionar e a se encantar com tanto talento e riquezas demonstradas.

O evento de socialização da 1ª Edição do Projeto de Leitura “Formoso é o Rio que Flui por Múltiplas Leituras” da Rede Municipal de Ensino foi sucesso de público e de avaliação, pela proporção do número de participantes – mais 4 mil alunos de 30 escolas envolvidas – e grandiosidade, pode ser considerado o maior evento deste tipo no Oeste baiano.

O prefeito do município, Dr. Termosires Neto, visitou os estandes e prestigiou as apresentações, com a primeira-dama e secretária de Políticas Estratégicas, Ronúbia Setúbal. Também estiveram presentes os vereadores Manuela, Netinho, Maria Rosita, os professores doutores da Ufob, Anderson Dantas e Édimo Fernandes, a presidente da APLB – Sindicato, Maria Janete Bispo, o presidente da Associação de Pastores – APLF, Carlos Ronayr, a presidente da Academia de Letras de Formosa do Rio Preto – Alef e coordenadora pedagógica geral do município, Maria Augusta Serpa, e a presidente da Associação Pró-Cultura e vice-presidente da Alef, Almerice Rodrigues.

O Projeto deu voz e visibilidade para todas as modalidades de ensino, incluindo um grande destaque para as escolas do campo e Atendimento Educacional Especializado – AEE. Pela primeira vez, os alunos dos Gerais do Rio Preto se apresentaram em evento na cidade e foram uma das atrações mais aplaudidas e elogiadas. “Promoção de arte e cultura inclusiva, abraçando as diversidades, é uma das marcas da atual gestão de Formosa”, enfatizou o prefeito.

De acordo com Dr. Termosires, é muito gratificante ver as crianças e adolescentes conhecendo a história e a cultura do município.  “É o que nos fez chegar até aqui e nos dá bases para construir um futuro cada vez melhor para nossa gente. Parabéns a todos os envolvidos neste importante resgate, homenagem e valorização daquilo que temos de mais precioso e que nos dá identidade de um povo formoso, forte e trabalhador”, disse.

“Só temos a agradecer a cada um e a todos das equipes das nossas escolas e da Secretaria Municipal pelo empenho e dedicação na construção do que foi uma grande feira de cultura, história, arte e educação. Foi tudo lindo e grandioso, como o é a nossa Rede de Ensino, Formosa do Rio Preto e nosso povo”, complementou a Secretária Municipal de Educação, Luzinete Oliveira.

O professor Anderson Dantas elogiou o evento, parabenizou aos organizadores e ressaltou a importância dos investimentos em Educação e Cultura, incentivando a realização da segunda edição desse Projeto de Leitura em 2020. Destacou também que, na visitação aos estandes, aprendeu mais do que em dois anos na Ufob, em relação às riquezas e belezas do Cerrado baiano.

Texto e fotos: Fotos: Ascom – Prefeitura de Formosa do Rio Preto
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro