Cerimônia aconteceu na tarde de sábado (4), no Auditório do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha (RS)
Publicado em 6/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/7/2020 - 18:11
Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB) e a titular da Secretaria Municipal do Turismo (Semtur), Renata Carraro, participaram da cerimônia de lançamento do “Roteiro Caminhos de Caravaggio”. O ato foi na tarde de sábado (4), no Auditório do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha.
Um vídeo de apresentação do roteiro foi mostrado durante o evento, na presença dos secretários de Turismo das cinco cidades. A titular da Semtur de Caxias do Sul ressaltou o trabalho dos servidores envolvidos. “Quero agradecer a todos os colegas das pastas de Turismo e aos secretários que, incansavelmente, dedicaram seu tempo em reuniões e encontros para que o Roteiro Caminhos de Caravaggio saísse do papel”, relatou Renata.
Durante a cerimônia, também foram apresentados os materiais gráficos da rota, como o guia oficial do peregrino, fôlder e passaporte. O guia traz diversas orientações de como fazer a caminhada, onde se hospedar, pontos de apoio e onde se alimentar, entre outras. Esse material estará disponível nos santuários, nas secretarias de Turismo e em outros pontos que sejam de fácil acesso para os peregrinos.
O prefeito Daniel Guerra destacou a importância da união das prefeituras para a consolidação desse novo roteiro turístico. “Esse trajeto é da Serra Gaúcha, uma grande marca que vende, atrai e faz com que tenhamos turistas em todas as cidades. Quero agradecer ao trabalho e esforço conjunto de todos, inclusive das entidades e também do Poder Legislativo dos municípios que possibilitou o consórcio para a criação do roteiro. Peço que a Mãe (Nossa Senhora de Caravaggio) abençoe o Caminhos de Caravaggio e que seja uma experiência única para todos que o fizerem”, disse o republicano.
Além do prefeito, também estavam presentes na cerimônia a primeira-dama, Andrea Marchetto Guerra; o chefe de Gabinete, Chico Guerra (PRB); e os secretários municipais do Planejamento, Fernando Mondadori; da Habitação, Claudir Bittencourt; além de prefeitos e representantes dos outros quatro municípios que fazem parte do roteiro: Claiton Gonçalves (Farroupilha); Constantino Orsolin (Canela); José Carlos Ramos de Almeida, secretário do Turismo de Gramado, representando o prefeito José Alfredo de Castilhos Bertolucci; e Regis Luis Hahn (Nova Petrópolis). A deputada estadual Fran Somensi (PRB-RS) também participou representando o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luis Augusto Lara.
Como um ato simbólico de inauguração do Caminhos de Caravaggio, o grupo de corredores “Fugindo da Genoveva”, de Caxias do Sul, percorreu os 200 km do trajeto em 26 horas. Eles saíram de Canela na manhã de sexta-feira (3) e chegaram para o evento no sábado.
“O roteiro está muito bom, bem sinalizado. Nós fizemos questão de não conhecer antes o trajeto e nos surpreendemos positivamente com o percurso. Claro, alguns trechos não são fáceis e o caminho exige muita preparação, mas foi muito gratificante. No ano que vem, faremos o roteiro de novo”, contou Paulo Sônego, um dos participantes do grupo de corredores.
Para encerrar, os prefeitos de Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado, Canela e Nova Petrópolis e os secretários de Turismo fizeram o descerramento da placa símbolo do roteiro, no largo do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.
Roteiro Caminhos de Caravaggio
A Serra Gaúcha é um destino turístico consolidado no mercado, especialmente pelas belas paisagens, pelos atrativos culturais ligados às colonizações italiana e alemã e pela farta gastronomia. Para fortalecer ainda mais esse destino, nacional e internacionalmente, torna-se importante integrar as cidades turísticas da região, ofertando novos roteiros de qualidade e desenvolvendo novas oportunidades para as comunidades locais.
A rota Caminhos de Caravaggio liga os santuários de Nossa Senhora de Caravaggio de Farroupilha ao de Canela, passando por estradas nas zonas rural e urbana dos municípios de Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela. Em Caxias do Sul, o trajeto passa pelos distritos de Vila Oliva, Santa Lúcia do Piaí e Vila Cristina. A Semtur, com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), instalou uma sinalização temporária no trajeto para que os peregrinos tenham informações da rota e dos pontos de apoio.
O roteiro de âmbito regional conta com, aproximadamente, 200 quilômetros que aproximarão as regiões turísticas da Uva e doVinho e das Hortênsias. O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta ou por outros meios de deslocamento. Todos permitem a contemplação das paisagens naturais, das plantações, de construções antigas e de obras que valorizam as conquistas dos imigrantes. Além do contato visual com a natureza, o roteiro proporciona introspecção, elevação espiritual e superação de desafios. Os percursos diários sugeridos variam de 15 a 28 km até a chegada ao destino.
O projeto também conta com o apoio da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul e Nomas Consultoria.
Texto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul
Fotos: Mateus Argenta