Crivella leva “Cuidar da Cidade” à Praça Serzedelo Correia

Programa de zeladoria reúne diferentes órgãos municipais num mutirão de serviços a partir de demandas da própria população à Central 1746

Publicado em 30/9/2019 - 00:00 Atualizado em 26/6/2020 - 09:51

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) acompanhou, nesta segunda-feira (30), o início das ações do Cuidar da Cidade na Praça Serzedelo Correia, em Copacabana, na Zona Sul. É a 29ª edição do programa de zeladoria, que reúne diferentes órgãos municipais num mutirão de serviços a partir de demandas da própria população à Central 1746. Desde janeiro, mais de 20 mil ações foram feitas localidades de 23 bairros.

“Tem muita coisa para fazer aqui, mas estamos trabalhando. O Rio passou por uma crise enorme, não só econômica, mas de corrupção. E estamos saindo do buraco. Uma das coisas mais importantes que vi aqui foi o trabalho que cuida dos idosos e que traz enorme autoestima para as pessoas. Isso mostra que o Rio pode ser, sim, um lugar que respeita os idosos, uma cidade em que vale a pena viver e envelhecer”, destacou Crivella. “Estamos podando as árvores, trocando lâmpadas, limpando ralos, fazendo reparos na calçada. Estamos trabalhando”, reforçou.

Crivella leva "Cuidar da Cidade" à Praça Serzedelo CorreiaNa visita à praça, o prefeito conheceu a professora Ely Lira, que há oito anos participa do projeto Rio Ar Livre, que oferece aulas de ginástica a idosos. Na Serzedelo Correia há 130 alunos matriculados no programa, coordenado pela Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável, Qualidade de vida e Eventos.

“Esse trabalho é muito bem aceito, cada dia entra mais gente. A qualidade de vida deles melhora, a sociabilização, eles fazem amizades aqui. O projeto incentiva a ir a bailes, e muitos da turma participam”, contou a professora.

Como de costume, o Cuidar da Cidade executa poda de árvores, varrição manual, limpeza de ralos, remoção de lixo, entulho e bens inservíveis, raspagem de postes, roçada e capina de vegetação, além de plantio de mudas em canteiros. Também há drenagem, pavimentação e retirada do acúmulo de água nas ruas do entorno. No caso da Serzedelo Correia, um trabalho cuidadoso a mais é realizado, pacientemente, pelos calceteiros da Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva): a reposição das pedras portuguesas.

“A praça está sendo cuidada. É muito boa a iniciativa, principalmente a de cuidar das calçadas, porque aqui no bairro tem muita gente idosa, e calçada bem cuidada é sinônimo de segurança para os idosos”, comentou Tony Teixeira, 54 anos, 20 deles como morador da área.

Mais sobre o Cuidar da Cidade

Criado em janeiro pelo prefeito Crivella e desenvolvido pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746, o mutirão de zeladoria estabelece um calendário de ações que mobiliza órgãos municipais como Seconserva, Saúde e Educação; Comlurb; Rioluz; Fundação Parques e Jardins; CET-Rio; Vigilância Sanitária; e Guarda Municipal, entre outros.

O programa Cuidar da Cidade já passou pelos seguintes locais:

ZONA NORTE:

Tijuca/Praça Afonso Pena
Tijuca/Praça Saens Peña
Ilha do Governador/Ribeira
Ilha do Governador/Pitangueiras
Rocha Miranda
Méier
Vigário Geral
Pavuna
Penha

ZONA OESTE:

Bangu
Padre Miguel
Santa Cruz
Campo Grande
Cidade de Deus
Inhoaíba I
Campo Grande / Conjunto da Marinha
Vila Valqueire
Pechincha
Paciência
Anil
Realengo
Recreio dos Bandeirantes
Cosmos
Inhoaíba II

CENTRO

ZONA SUL:

Leblon
Copacabana/Serzedelo Correia

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Reportar Erro
Send this to a friend