Crivella lança novo portal da prefeitura: serviços 24h ao alcance do celular

A nova plataforma integra serviços já oferecidos, como os do Carioca Digital, além de facilitar e ampliar o atendimento a diversas áreas, incluindo saúde e educação

Publicado em 11/03/2019 - 00:00

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) lançou nesta segunda-feira (11) o novo portal da Prefeitura. Com ele, o cidadão terá ao seu alcance, num mesmo ambiente digital, mais de 100 serviços do Município disponíveis pela internet 24 horas – 365 dias por ano.

“Todo mundo que tem celular vai poder acessar os mais de 100 serviços disponíveis. As pessoas vão saber qual a merenda que seu filho está comendo na escola, como se tira o Cartão do Idoso e qual a posição da sua mãe ou do seu pai na fila do Sisreg. O Rio hoje se dignifica e se enobrece, fazendo com transparência um portal para que todo carioca seja digital. Ele vai conhecer na ponta do seu dedo, com o celular, todos os serviços que nós oferecemos”, declarou Crivella, na cerimônia de lançamento realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo.

A nova plataforma integra serviços já oferecidos, como os do Carioca Digital, além de facilitar e ampliar o atendimento a diversas áreas, incluindo saúde e educação. O cidadão poderá também acessar operações com IPTU, emissões de alvarás e uma infinidade de serviços. Tudo dentro do conceito de sistemas de internet banking, já amplamente conhecidos.

Pela plataforma será possível consultar, por exemplo, em que posição um paciente está na fila do Sisreg; retirar segunda via do IPTU; e solicitar alvarás para abrir um negócio. Tudo isso de qualquer lugar, a qualquer hora e ao alcance de um clique. O conteúdo é oferecido via computador ou celular no endereço www.prefeitura.rio.

O novo portal da Prefeitura inclui a plataforma Carioca Digital, que permite ao cidadão ter acesso aos serviços municipais sem precisar comparecer às unidades públicas. Mais bonito e com navegação simplificada, a plataforma traz logo no topo um cardápio com 23 ícones de acesso a informações e serviços mais buscados pela população, garantindo que a entrada nos pedidos e o acompanhamento de processos sejam feitos de maneira rápida e segura. Um exemplo é a emissão do Cartão do Idoso, que antes levava até três meses e agora, pelo portal, pode ser feita em questão de minutos. Consultas e recursos de multas de trânsito também poderão ser feitos por meio da plataforma.

“Reunimos no mesmo endereço todas as informações sobre a Prefeitura. O cidadão terá o acesso facilitado aos serviços e a todo o seu relacionamento com a Prefeitura”, explica Julio Urdangarin, presidente da IplanRio, empresa pública responsável pelo desenvolvimento no novo site.

Completamente reformulado, o novo portal da Prefeitura está atualizado com o que há de mais moderno no mundo digital. As mudanças seguem a ideia de que o tempo é o bem mais valioso para os cidadãos.

Além de serviços, o novo portal trará ainda as principais notícias sobre o trabalho da Prefeitura do Rio. Nessa seção, as colunas Rio Faz e Rio Acontece apresentam reportagens sobre realizações dos órgãos municipais, além de informações sobre os principais eventos institucionais e ações realizados na cidade. Conteúdos em formato de vídeo também estão valorizados no novo portal, com uma área específica para que o cidadão se informe de maneira ainda melhor e mais transparente.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Edvaldo Reis

Reportar Erro