Crivella inaugura centro esportivo na Ilha do Governador

Moradores da Vila Joaniza ganham campo de futebol com grama natural, quadras poliesportivas e parquinho infantil

Publicado em 18/02/2019 - 00:00

Rio de Janeiro (RJ) – Os moradores da Vila Joaniza, na Ilha do Governador, estão comemorando a entrega do complexo esportivo que o prefeito Marcelo Crivella (PRB) inaugurou na comunidade na sexta-feira (15). O espaço reúne campo de futebol – com grama natural e iluminação por refletores, para partidas noturnas –, duas quadras poliesportivas, Academia da Terceira Idade e parque infantil, com gangorras, escorregas e outros brinquedos. Há também dois vestiários, e ainda serão concluídas duas quadras de futevôlei. No local, havia antes um campo improvisado, ao lado de um valão e cercado por mato alto.

“Tenho certeza de que os moradores da Vila Joaniza viverão grandes momentos aqui e cuidarão muito bem desse novo espaço, que é para o lazer de pessoas de todas as idades”, disse Crivella, ao lado do secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Sebastião Bruno.

O complexo esportivo vai se chamar Juarez Lopes da Silva, homenagem a um antigo morador, já falecido, que era um entusiasta dos campeonatos de futebol no antigo campo. Ele se virava como podia para manter o local limpo e em condições para as peladas na comunidade.

“Aqui tinha valão, mato alto, entulho e lixo, e mesmo assim as pessoas se divertiam e jogavam bola. Imagina agora, que está tudo lindo. Estou emocionado com o que estou vendo, é algo que nunca tivemos aqui na comunidade”, contou o pintor industrial Alex Lima, 43 anos, “nascido e criado na Vila Joaniza”, que tem 12 mil habitantes.

Marcos Martins, de 49 anos e há 35 morando ali, já aproveitou os aparelhos de ginástica para fazer uns exercícios nas barras paralelas. “Foi uma melhora muito boa, não tinha nada aqui antes, e agora está assim. Vou aproveitar sempre que puder, para jogar bola e malhar”, disse.

As obras fazem parte do programa Favela Bairro, desenvolvido pela Prefeitura do Rio em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao todo, foram investidos cerca de R$ 120 milhões na comunidade.

Além do Centro Esportivo, a Vila Joaniza também recebeu grandes intervenções de urbanização, que vão proporcionar mais qualidade de vida aos moradores. Foram implantados:

· 107 mil m² de sistema viário;
· 25 mil metros de redes de abastecimento de água;
· 20 mil metros de rede de drenagem;
· uma elevatória de esgoto;
· 3 mil metros de rede coletora de esgoto;
· 5 mil m² de ligações domiciliares;
· mais de mil novos pontos de iluminação.

Em sua terceira fase, o Favela Bairro está levando melhorias a 23 comunidades, onde vivem 90 mil pessoas.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Richard Santos

Reportar Erro