Crivella anuncia demolição de 16 prédios na Muzema

Prefeito também anunciou a construção de um parque na comunidade em memória às vítimas dos desabamentos de duas edificações, ocorridos no último dia 12 de abril

Publicado em 29/4/2019 - 00:00 Atualizado em 9/7/2020 - 09:01

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) anunciou, na quarta-feira (24), a demolição de 16 prédios construídos irregularmente na Muzema, Zona Oeste, e a construção de um parque na comunidade em memória às vítimas dos desabamentos de duas edificações, ocorridos no último dia 12. Inicialmente, serão postas abaixo duas construções vizinhas às que caíram, na parte alta da comunidade. A primeira edificação terminou de ser demolida na tarde de quarta-feira.

“Lá no alto da Muzema, que é uma área de proteção ambiental, será feito um parque, inclusive em memória às vítimas. É importante que esse momento doloroso, trágico, muito triste, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro nos dê uma lição inesquecível: a de que, para construir, é necessário ter as devidas licenças dos órgãos competentes, para que nunca mais a gente sofra o que passamos com as mortes na Muzema”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Sebastião Bruno, responsável pelas demolições, explicou que o cuidado é redobrado, uma vez que ainda há prédios habitados, vizinhos aos que serão derrubados. “Começamos a demolir o primeiro hoje. Essas demolições terão que ser muito cuidadosas, porque ainda há prédios ocupados ao lado dos prédios que vão ser demolidos. A maioria será na marreta. Muito poucos prédios poderão ser demolidos com equipamento. É um processo lento, que a gente começa hoje”, explicou.

Crivella destacou que os prédios condenados estão escorados para que moradores possam entrar e retirar seus pertences. Ele lembrou que em 2017 editou decreto determinando que fossem identificadas as edificações com problemas estruturais. “Desde 2017, quando fiz esse decreto, temos corrido a cidade do Rio de Janeiro, notificado diversas obras. Há embargos, há notificações de demolições. Muitas delas foram suspensas por decisão judicial. Agora, depois dos trágicos acidentes, das vítimas que tivemos na Muzema, a Justiça determinou que houvesse demolição de diversos prédios. E hoje estamos começando”, afirmou o prefeito.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

 

Reportar Erro
Send this to a friend