Comitiva norte-americana de Little Rock visita a Festa Nacional da Uva

Prefeito Daniel Guerra (PRB) recebeu os norte-americanos na Casa Institucional, dentro dos pavilhões

Publicado em 08/03/2019 - 00:00

Caxias do Sul (RS) – Uma comitiva de Little Rock, nos Estados Unidos, visitou a Festa Nacional da Uva na tarde de quinta-feira (7). Os norte-americanos foram recebidos pelo prefeito Daniel Guerra (PRB) na Casa Institucional dentro do Parque de Eventos. Caxias do Sul e o município norte-americano são cidades-irmãs, desde a assinatura de um acordo de cooperação em 2017. Desde então, uma parceria foi estabelecida entre as duas cidades e visitas de ambas as partes são frequentes.

O grupo dos Estados Unidos que participou do encontro é formado pelo ex-prefeito de Little Rock, Mark Stodola; pelo vice-reitor da Universidade do Arkansas, Mark Allen Poisel; e por Denver Peacock e Robert Zeiler, presidente e coordenador da Comissão de Cidades-irmãs de Little Rock, respectivamente. Os visitantes foram recebidos pela comissão caxiense, da qual fazem parte representantes da prefeitura, da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O prefeito Daniel Guerra agradeceu a vinda e destacou a importância da Festa da Uva para a cidade. “Caxias do Sul é fascinante pela sua pujança e sua gente. Ter a visita de vocês é muito importante, pois celebramos a relação entre as duas cidades e, melhor ainda, podermos fazer isso na nossa festa maior”, disse.

O ex-prefeito Mark Stodola também agradeceu a recepção e elogiou as festividades. “Nosso clima não é tão propício como o de vocês para o plantio de uvas, por isso temos que aproveitar que vimos aqui. Estou ansioso para experimentar as comidas e bebidas de Caxias do Sul, principalmente o vinho”, contou.

Mark entregou uma carta oficial do atual prefeito de Little Rock, Frank Scott Jr., para Daniel Guerra. No documento, o norte-americano reforça que um dos objetivos da visita é estabelecer um programa de intercâmbio entre as universidades das duas cidades.

O prefeito Daniel Guerra ainda ganhou uma caneta esculpida em madeira da comitiva e deu de presente uma caixa com brindes tradicionais de Caxias do Sul. Também participaram do encontro a presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva 2019, Sandra Randon, e o trio de soberanas do evento: a rainha, Maiara Perottoni, e as princesas, Milena Caregnato e Viviane Gaelzer. Elas também agradeceram pela visita da comitiva norte-americana e fizeram um brinde com todos os presentes.

Em seguida, os americanos fizeram um passeio dentro do parque, começando pelo Pavilhão Nostra Itàlia. O trajeto foi acompanhado pelos secretários municipais do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Emílio Andreazza, e do Turismo, Renata Carraro; pelos representantes da UCS, Enor Tonolli Jr. e Fabiola Sartori; e pelos representantes da CIC, Gelson Dalberto e Denise Gallio.

A comitiva fica na cidade até domingo (10). A programação em Caxias do Sul ainda conta com reuniões na CIC e na UCS e visita em indústrias e vinícolas. Eles também farão um passeio turístico, passando pelo distrito de Santa Lúcia do Piaí, por atrativos turísticos do roteiro Ana Rech/Fazenda Souza e por algumas agroindústrias do interior.

Texto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul
Fotos: Adriano Chaves

Reportar Erro