CNJ reconhece gestão de Rogéria Santos em Salvador

O programa Primeiro Passo, premiado pelo CNJ, já atendeu mais de 20 crianças e fornece auxilio financeiro para a famílias de Salvador

Publicado em 23/11/2019 - 00:00

Salvador (BA) – A gestão da secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador, Rogéria Santos, foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Programa Primeiro Passo, gerido alcançou a décima quarta colocação na classificação da premiação e disseminação de Boas Práticas de Promoção e Proteção de Direitos da Primeira Infância, na categoria Governo, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A referida seleção foi criada como um mecanismo de fomento e reconhecimento de experiências de sucesso implementadas há pelo menos um ano e que contribuam com a promoção e a garantia dos direitos da primeira infância.

“Reconhecimentos como este nos fazem perceber que estamos seguindo no caminho certo, contribuindo para transformar a qualidade de vida das nossas crianças, que sempre foi nossa prioridade. Cuidar dos nossos pequeninos significa cuidar do nosso futuro,” destaca a secretária Rogéria Santos, que também é vereadora licenciada de Salvador.

O programa

O programa Primeiro Passo beneficia mais de 20 mil famílias soteropolitanas, com crianças em idade de creche e pré-escola (do nascimento aos 05 anos), integrantes ao Programa Bolsa Família, e tem como um dos objetivos a valorização da primeira infância, com foco na melhoria dos indicadores municipais de saúde e educação. Com ampliação, no último mês de julho, pela Prefeitura de Salvador, foi expandido o número de vagas, aumento do auxílio financeiro, de R$ 50 para R$ 65 reais por criança, além da proposta de zerar a lista de espera.

Vivências

No dia 23 de novembro, das 8h às 17h, acontece a segunda edição das vivências do Primeiro Passo, que se trata de uma iniciativa integrada da Prefeitura, coordenada pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), envolvendo a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE), Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde (SMS).

A iniciativa promove ações ações educativas, sociais e de saúde, como vacinação e instruções sobre saúde bucal. Além de momentos de esporte, cultura, lazer, e muito mais, para os pais e seus filhos. Proporcionando desenvolvimento saudável das crianças assistidas pelo programa, assim como cuidados voltados para as suas necessidades, trazendo benefícios a longo prazo para as famílias em vulnerabilidade social. A primeira etapa aconteceu no dia 19 de outubro, reunindo diversas famílias da cidade.

Texto e fotos: Ascom – secretária Rogéria Santos
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro