Claudinei Marques é homenageado com diploma Amigo da “Brigada Silva Paes”

Claudinei Marques é homenageado com diploma Amigo da “Brigada Silva Paes”

Homenagem reconhece o trabalho de personalidades militares e civis que contribuíram para com o Exército Brasileiro

Publicado em 13/11/2019 - 00:00

Florianópolis (SC) – O vereador Claudinei Marques (Republicanos) foi um dos homenageados, na segunda-feira (11), com o Diploma de Amigo da “Brigada Silva Paes” e a Medalha do Pacificador, durante solenidade militar alusiva aos 48 anos de criação da 14º Brigada de Infantaria Motorizada em Santa Catarina. O evento foi realizado no Pátio de Formatura Presidente Médici.

Para o republicano, a homenagem mostra que a parceria com as Forças Armadas está dando um bom resultado. “Essa homenagem é sinal que estamos no caminho certo, em apoiar instituições como a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, que tem feito um serviço que é pouco visto aos olhos da população, mas que tem sido de altíssima qualidade em retorno a nossa cidade”.

O evento contou a presença de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e militares do 23º, 62º e 63º Batalhões de Infantaria, 28º Grupo de Artilharia de Campanha e do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, o qual foi o campeão da Prova Combatente Silva Paes. O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, foi homenageado com a Medalha do Pacificador e falou da honra de receber a medalha. “É uma honra receber essa honraria do Exército Brasileiro. Eu a recebo em nome do Estado de Santa Catarina e em nome de todos aqueles que comigo trabalham”, disse o governador de SC.

A honraria foi concedida também ao comandante-geral da Polícia Militar e presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior. O General de Brigada Ricardo Miranda Aversa agradeceu aos homenageados. “Essa honraria é muito significativa para o Exército. Comemoramos 48 anos de uma história que tem raízes muito mais profundas, como a história do Brigadeiro Silva Paes, que fortificou esta ilha e dá o nome à nossa brigada. Os senhores e senhoras conquistaram o título pelo que fazem pelo Exército e pela nossa Brigada”, disse o General de Brigada Ricardo Miranda Aversa.

Claudinei Marques citou que o maior beneficiário é o cidadão catarinense. “Essa honraria não é minha, mas de toda a população de Florianópolis, empenhamos nosso mandato em apoiar instituições sérias como a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada” comentou o Republicano.

Saiba mais

A Medalha do Pacificador foi cunhada pela Portaria nº 345, de 25 de agosto de 1953, como evocação às homenagens prestadas a Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, por ocasião do sesquicentenário de seu nascimento.[1] Foi instituída pelo Decreto nº 37.745, de 17 de agosto de 1955.

É uma condecoração criada para galardoar militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado assinalados serviços ao Exército brasileiro, elevando o prestígio da Instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército Brasileiro e os de outras nações.

Texto e foto:Fabiano Peres – Ascom do vereador Claudinei Marques
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro