Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) participou da solenidade de assinatura do Termo de Ajuste do Programa Jovem Aprendiz/Comlurb
Publicado em 24/6/2019 - 00:00
Atualizado em 7/7/2020 - 15:09
Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) participou, na quarta-feira (19), no Palácio da Cidade, da solenidade de assinatura do Termo de Ajuste do Programa Jovem Aprendiz/Comlurb. O programa visa garantir o cumprimento da Lei Federal n° 10.097/2000, do Decreto Federal n° 5.598/2005 e de regulamentações específicas que exigem da companhia, na condição de empregadora, a contratação de aprendizes em quantitativo mínimo de 5% do total de empregados. Ao todo, cerca de 1.000 jovens serão beneficiados, a maioria em situação de vulnerabilidade e risco social.
Ao se dirigir ao grupo de jovens convidados para a solenidade, Crivella pediu dedicação e empenho a eles. “Sejam ótimos funcionários. Porque depois, se tudo der certo, teremos bons argumentos para levá-los para outros setores da prefeitura, autarquias empresas. O programa é elogiado, evita que jovens fiquem sujeitos a tentações e armadilhas”, justificou o prefeito.
O programa capacita e qualifica jovens para o mercado de trabalho por meio de formação técnico-profissional, gerando um meio de renda e oportunidade de inserção dos jovens no mercado de trabalho, agregando valor à sociedade. É um programa que muda a vida de pessoas e famílias, construindo um futuro melhor para toda sociedade através da educação/especialização.
A Comlurb pretende ampliar o número de jovens aprendizes e apresentar um cronograma de atendimento e cumprimento à lei. Participaram do evento o presidente da Comlurb, Tarquinio Almeida, e diretores da companhia, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, João Mendes, e membros do Tribunal de Justiça, da Secretaria Municipal de Fazenda e do Ministério Público do Trabalho. Dez jovens aprendizes da Comlurb estavam na cerimônia.
O desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, reconheceu que o Poder Judiciário, no passado, só atuava como “ente repressor” junto aos jovens, aplicando medidas sócio- educativas.
“Hoje, estamos em festa com esse evento. Através da Comissão de Articulação de Programas do TJ, estamos tentando encontrar o caminho correto para os adolescentes. E o caminho correto é esse, da Educação, da qualificação e do trabalho”, disse o desembargador.
Para Tarquínio, a responsabilidade e compromisso da Comlurb em relação ao programa vêm sendo cumprido com esmero: “Nos sentimos orgulhosos. O prefeito sofre com o ócio de jovens. O ócio lhe causa angústia. Por isso temos dado rapidez e dinamismo ao Jovem Aprendiz”, assegurou.
O auditor fiscal do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho do Río de Janeiro, Rogério Santos, elogiou a disposição do governo Marcelo Crivella em cumprir a parceria com a Justiça. “Na gestão de Marcelo Crivella, finalmente conseguimos fazer com que o projeto se concretizasse, especialmente com o cumprimento do sistema de cotas, sobretudo, em prol de quase 1.000 jovens”, comentou Rogério, destacando também a atuação do secretário João Mendes no processo.
Milena Rodrigues, de 20 anos, uma das jovens aprendizes, disse que o programa já está mudando radicalmente sua vida. “Passei a não depender mais totalmente dos meus pais, nem financeiramente. Estou amadurecendo como pessoa”, disse.
Pedro Santos Moura, de 19 anos, por sua vez, explicou que o Jovem Aprendiz o faz sentir incluso na sociedade. “Me sinto útil e um cidadão de verdade”, resumiu.
Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Marcelo Piu