Autorizada licitação para realização de cateterismo em Araxá

Informação foi confirmada pelo vereador Fabiano Santos Cunha (PRB) na Reunião Ordinária de terça-feira (13)

Publicado em 14/08/2019 - 00:00

Araxá (MG) – A oferta de mais vagas para o procedimento do cateterismo aos pacientes de Araxá, assunto que vem sendo trabalhado de forma constante pelo vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), foi autorizada pelo prefeito Aracely de Paula. O anúncio foi feito pelo parlamentar na tarde de terça-feira (13), durante seu tempo regimental na tribuna do Plenário Guilherme Gotelip Neto, na Reunião Ordinária da Câmara Municipal.

Em ofícios e indicações enviadas pelo republicano, foi confirmada a necessidade da contratação dos serviços para suprir uma grande demanda na saúde pública de Araxá. Diante disso, o Poder Executivo deu a ordem para que os processos burocráticos sejam realizados. “Nós temos conversado de forma aberta com a secretária de Saúde, Diane Dutra, que agora nos deu essa boa notícia. O sistema oferece poucas vagas para esse tipo de procedimento, o que não consegue atender em tempo hábil as pessoas na fila, que em muitos casos, poderiam perder a vida por causa de uma demora na realização do cateterismo”, disse Fabiano.

Por ano, via Sistema Único de Saúde (SUS), a Superintendência Regional de Saúde, sediada em Uberaba, oferecia para Araxá apenas 54 vagas para que fossem agendados os procedimentos de cateterismo aos pacientes do município, o que nem se longe, segundo Fabiano, conseguia atender a grande demanda. “Esse notícia chega num excelente momento, porque quem precisa realizar um procedimento médico como esse tem pressa em ser atendido. Esse investimento que Araxá faz é essencial na prestação de um serviço de saúde humanizado e dentro daquilo que o cidadão precisa”, ressaltou o republicano.

Ainda no setor de saúde, Fabiano Santos Cunha anunciou também a instalação em Araxá, já autorizada pelo Poder Executivo, de um Posto Avançado de Coleta Externa (Pace), na Santa Casa de Misericórdia da cidade. O Pace tem uma estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos.

Atualmente, os doadores de sangue de Araxá precisam enfrentar a BR-262 para fazer sua doação no Hemocentro de Uberaba. Com o posto de coleta, isso vai mudar. “É um espaço preparado para receber essas pessoas e vai facilitar o acesso dos que desejam ser doadores de sangue. Nossa cidade tem uma grande demanda de sangue nos hospitais e precisamos dessas alternativas que facilitam a doação. Araxá e região ganham muito com a instalação do Pace”, afirmou o parlamentar.

Resumo da tribuna

Em seu tempo regimental, Fabiano Santos Cunha abordou diversos assuntos importantes para a cidade no que diz respeito a eventos realizados e investimentos que Araxá vai receber. O republicano cumprimentou o governador Romeu Zema pela assinatura, junto ao Poder Público Municipal, do protocolo de intenções da empresa canadense de batatas pré-fritas congeladas McCain, que vai investir algo em torno de 100 milhões de dólares na primeira unidade da empresa no Brasil, que vai ficar em Araxá.

O parlamentar celebrou também o anúncio da instalação e uma fazenda de energia fotovoltaica, pela empresa Solatio, feito pelo Governo de Minas. Além de Araxá, outras cidades do estado vão receber espaços da empresa e o investimento é de cerca de R$ 21 bilhões. “São informações importantes e que mostram a união de força de Minas e a da nossa cidade, que estão trabalhando para que essas empresas concentrem seus investimentos e claro, gerem empregos à nossa população”, disse.

O III Congresso de Magistratura e do Ministério Público para o Meio Ambiente e o 1º Mundial do Queijo, realizados no Grande Hotel do Barreiro, também foram abordados por Fabiano. Os dois eventos reuniram milhares de pessoas e mostram a vocação natural de Araxá para o turismo de eventos. O Vereador cumprimentou os organizadores pelo sucesso da realização.

O Dançaraxá 2019, que acontece de 15 a 18 de agosto também foi lembrado pelo vereador do PRB. O evento vai reunir mais de dois mil bailarinos na mostra competitiva de dança de diversas escolas do Brasil. O Dançaraxá chega à sua 19ª edição com grande sucesso de público. Encerrando, Fabiano apresentou três Moções de Pesar: aos familiares do Jornalista Alcino de Freitas, que faleceu no dia 09 de agosto, aos familiares de Beatriz das Dores, que morreu no dia 16 de julho e aos familiares da servidora municipal Monalisa da Silva Alves Ferreira, que faleceu em 12 de julho de 2019.

Texto e foto: Ascom – vereador Fabiano Santos Cunha

Reportar Erro