Violência política contras mulheres foi tema de palestra na Câmara do Recife

O evento foi de iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher

Publicado em 11/4/2022 - 08:00 Atualizado em 12/4/2022 - 12:53

Recife (PE) – A palestra sobre a violência política contra as mulheres foi a primeira iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara do Recife, criada em setembro de 2021. O evento aconteceu no Plenarinho da Casa de José Mariano, nesta quarta-feira, 6 de abril, de forma híbrida, e foi conduzido pelas vereadoras Cida Pedrosa (PC do B), e Ana Lucia, (Republicanos), designada Procuradora Especial da Mulher, e destacou a importância do incentivo para que mais mulheres ocupem espaços de poder.
“Nos fortalecendo e nos multiplicando, vamos identificando o que precisa melhorar, o que não podemos é deixar de estar nesses espaços, porque, se não estivermos, não conseguiremos avançar, nem melhorar o que está posto”, pontuou.

Participaram da mesa de debate a Promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, e Coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher do MPPE, Bianca Stella Azevedo Barroso e a Deputada Federal do Rio de Janeiro, Rosangela Gomes. A parlamentar é autora da Lei 14.192/21, que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra as mulheres durante as eleições; e no exercício de direitos políticos e de funções públicas.

Para a Promotora Bianca Stella, a desproporcionalidade na representação política reflete em toda a sociedade, deixando as mulheres em situação de desvantagem. Bianca apresentou dados do Tribunal Superior Eleitoral, que comprovam uma diminuição na sub-representação das mulheres na política, porém, o número de casos de violência política contra elas também aumentou. De acordo com uma pesquisa do Estadão citada pela Promotora, a violência política atingiu 75% das candidatas a prefeitas nas capitais do país em 2020.
Em sua participação remota, a Deputada Federal Rosângela Gomes (Republicanos), destacou que a criação da Lei (14.192/21) só foi possível porque houve uma representação feminina com conhecimento de causa.“ Agora nós sabemos que existe um instrumento legal para amparar as mulheres que decidem exercer a participação política, e podem ser vítimas desse tipo de violência, mas ainda temos muito o que avançar”, pontuou.

A vereadora Cida Pedrosa definiu a palestra como uma “verdadeira aula” e comunicou, que a transmissão do evento ficará disponível em suas redes sociais, e no canal do Youtube da Câmara do Recife.
“Não é só esse momento, é o momento que se reproduz e, eu acredito, de verdade, que a aula que tivemos aqui hoje pode ajudar muitas mulheres” finalizou.
A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara do Recife, tem o objetivo de promover a igualdade de gênero, o enfrentamento à todas as formas de discriminação e de violência contra as mulheres.

Texto e foto: Ascom – vereadora Ana Lucia 

 

Reportar Erro
Send this to a friend