Violência contra a mulher: ações de conscientização marcam atuação republicana em Campinas (SP)

Republicana Vandecleya Moro está promovendo uma série de ações pelos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” e a “Campanha do Laço Branco”

Publicado em 07/12/2021 - 08:00

Campinas (SP) – A secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro (Republicanos), está promovendo uma série de ações para conscientizar a população sobre a violência de gênero, reunindo os “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” e a “Campanha do Laço Branco”.

Para Vandecleya, essas mobilizações cultivam o princípio da civilidade. “É importante sempre destacarmos o valor da paz e do respeito para a construção de uma sociedade fraterna e justa”, afirmou.

Programação

Em 19 de novembro, a secretária lançou um hotsite dedicado aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres: bit.ly/16diascampinas

No dia 25 de novembro, foi realizada uma oficina de defesa pessoal com a Guarda Municipal no Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo). A ação contou com a participação de servidores do Ceamo e do Abrigo Sara-M.

No dia 3 de dezembro, foi lançada uma edição especial do Sisnov (Sistema de Notificação de Violências) sobre o perfil da violência contra as mulheres. Após, foi promovido um seminário de políticas públicas para as mulheres no Paço Municipal de Campinas. No dia seguinte, ocorreu o evento “A praça é delas”, que reuniu vários órgãos públicos e entidades parceiras para divulgar e conscientizar sobre a violência contra a mulher.

16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

Instituído pela Lei Municipal 14.357/2012, a campanha dos “16 dias de ativismo” é realizada, anualmente, em Campinas do dia 20 de novembro a 5 de dezembro. O evento é uma iniciativa internacional, lançada em 1991 pelo Instituto de Liderança Global da Mulher e apoiada pela ONU desde 2008.

Laço Branco

Hoje, 7 de dezembro, será realizado evento para destacar a campanha do “Laço Branco’. Com o slogan “Deixa o homem falar!”, a ação ocorrerá das 9h até 12h, no Teatro da IMA. A data comemorativa foi instituída pela Lei Municipal 16.103/2021, e tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher.

Texto: Ascom – secretária Vandecleya Moro
Edição: Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend