Vereadora Ana Luz é a nova secretária municipal do Mulheres Republicanas de Queimados (RJ)

Evento foi marcado por debate sobre políticas públicas para as mulheres

Publicado em 20/07/2021 - 16:56

Queimados (RJ) – O município de Queimados, região da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, tem uma nova secretária municipal do Mulheres Republicanas. Tomou posse, no último sábado (17), a vereadora Ana Luz (Republicanos-RJ). A republicana foi empossada pela secretária estadual do movimento, a vereadora Tânia Bastos (Republicanos-RJ), e pela secretária nacional do Mulheres Republicanas, deputada estadual Tia Ju (Republicanos-RJ), além de outros membros da executiva. Na ocasião, as republicanas debateram políticas públicas para mulheres do município.

“É extremamente importante provocarmos discussões como estas, trazermos informações para mulheres, explicarmos para elas seus direitos e promovermos o empoderamento de cada uma, a partir de políticas públicas”, disse Tia Ju. Como secretária nacional do movimento, a republicana parabenizou Tânia Bastos e a Ana Luz, além do presidente municipal do Republicanos em Queimados, o Alex Benedito, pela iniciativa.

Para Tânia Bastos, debates como este são de extrema importância. “Não há como as mulheres ficarem fora da política. Precisamos de mais presenças femininas lutando pelos nossos direitos. Este encontro foi realizado em diversos municípios com o objetivo de fomentar o debate e cobrar políticas públicas para a cidade”, acrescentou.

Apesar dos avanços, as mulheres ainda sofrem com uma sociedade que duvida da capacidade de ser uma boa gestora na política. É o que comenta Ana Luz: “As pessoas têm dificuldade em ver mulheres com capacidade de exercer algum cargo de grande relevância. Mas temos que chamá-las e mostrar que somos capazes. A filiação é apenas o primeiro passo para essa caminhada de conquista. Aqui, em Queimados, quero mostrar que as mulheres podem estar onde quiserem. Aceitei esse desafio e vamos rumo à vitória”, disse.

O evento também contou com a presença da vereadora de Seropédica, Rose Alves, que fez questão de destacar o papel da mulher na política. “Na cerimônia, ficou ainda mais evidente a importância da construção de momentos como esses que contribuem trazendo informações para as mulheres sobre seus direitos, o empoderamento feminino no meio político e tantos outros assuntos fundamentais”, ressaltou.

Também participaram do evento o presidente municipal do Republicanos, em Queimados, Alex Benedito; a coordenadora de Políticas Especiais para as Mulheres Nilza Teixeira; a coordenadora de Políticas Públicas de Igualdade Racial, Gisele Maria; a subsecretária de Promoção e Cidadania, Ana Paula Ramos; e a cabo da Patrulha Maria da Penha, Fabiana Melo.

Composição da nova executiva do Mulheres Republicanas de Queimados

Secretária: Ana Lúcia Alves Benedito
Subsecretária: Maria da Penha Ramires
Tesoureira: Michele de Carvalho Santos da Silva
Vogal: Vânia Maria Oliveira da Silva Dias
Vogal: Luciana Figueiredo da Silva Costa

Texto: Ascom – Mulheres Republicanas
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend