Tia Ju destaca atuação do Republicanos sobre partipação das mulheres na política

“O Republicanos é o segundo partido com mais filiações femininas no Brasil”, afirma secretária nacional do Mulheres Republicanas

Publicado em 10/07/2021 - 08:00

Brasília (DF) – Em audiência no Senado, na segunda-feira (5), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, defendeu a paridade entre homens e mulheres nas candidaturas a cargos públicos. Durante o debate com senadores e especialistas, Barroso contou sobre experiências de outros países, como o México, onde os partidos têm de apresentar metade das candidaturas para homens e a outra para mulheres. O presidente do TSE defendeu um sistema paritário que garanta o preenchimento de metade dos cargos públicos para parlamentares do gênero feminino.

Barroso citou um aumento de candidaturas femininas nas últimas eleições e afirmou que um modelo de reserva de vagas progressiva para elas seria mais eficaz. “Hoje, há 15% de mulheres no Congresso. Se começarmos com uma reserva de 20%, posteriormente, elevaríamos essa marca. Acredito que não seja apenas uma questão de justiça de gênero, mas sobre agregar valor à vida pública brasileira. As mulheres têm características e atributos diferenciados dos homens, e é isso o que garante um equilíbrio. Temos que caminhar nessa direção”, defendeu. Barroso adiantou que será lançada mais uma campanha pelo TSE, para estimular a participação feminina na política.

Para a secretária nacional do Mulheres Republicanas, deputada Tia Ju (Republicanos-RJ), a paridade entre homens e mulheres na política ainda está longe do ideal, mas aponta que o partido caminha para que isso aconteça. “O Republicanos é o segundo partido com mais filiações femininas no Brasil. Em minha gestão, buscamos incentivar o aumento desta participação, com capacitação e qualificação das nossas filiadas”, disse. De acordo com a parlamentar, o crescimento dessas candidaturas, consequentemente, eleva as fileiras das assembleias legislativas e da Câmara dos Deputados. Atualmente, a Câmara conta com quatro republicanas e, de acordo com Tia Ju, a intenção é ampliar esse número, ressaltou.

No parlamento estadual, as republicanas estão presentes em cinco localidades (Pará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul), sendo cinco deputadas.  “A presença feminina está em 52% do eleitorado. Precisamos lançar 491 candidatas a deputadas estaduais em 2022 e fortalecer nosso partido e sua representatividade”, completou Tia Ju.

Fonte: Agência Senado
Edição: Ascom – Mulheres Republicanas
Foto: Reprodução da internet

Reportar Erro
Send this to a friend