São Paulo elege o maior número de vereadoras republicanas do país

Com as vitórias, o estado aumenta em 75% a participação das mulheres republicanas nas câmaras municipais

Publicado em 21/11/2020 - 09:04

Brasília (DF) – A vitória do Republicanos nas urnas foi expressiva e os números mostram isso. O estado que mais elegeu as mulheres republicanas para as câmaras municipais foi São Paulo, com 56 candidatas que saíram vitoriosas da campanha eleitoral. Depois vem Minas Gerais com 43 eleitas, Maranhão com 38 conquistas, Paraíba com 31 vereadoras, e o Piauí com 21 republicanas, que farão parte das câmaras municipais.

A secretária do Mulheres Republicanas São Paulo, deputada federal Maria Rosas, fala o que essa vitória significa e representa. “O total de mulheres eleitas vereadoras por São Paulo nesta eleição bateu recorde e, isso é representatividade. Estamos ganhando espaço e esse avanço é essencial na idealização, construção e execução de políticas públicas que considerem as questões da mulher. Ao todo, São Paulo lidera com 64 eleitas, entre vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas. Todas, republicanas. As mulheres estão despertando para a política e a vitória é de todas nós”, diz a deputada.

Os dados mostram isso cada vez mais claro, já que o aumento das candidaturas de vereadoras foi de 75%, visto que na eleição passada 32 mulheres conseguiram um lugar nas câmaras do estado e, neste ano, foram 56 eleitas. Uma delas é Sonaira Fernandes, vereadora eleita na cidade de São Paulo com 17.881 votos. Ela conta que “a nossa campanha foi muito simples, baseada no trabalho voluntário, na amizade e no esforço diário de estar nas ruas. O principal apoio que tivemos foi o do eleitor, que me deu seu voto de confiança no nosso projeto. Vou retribuir tudo isso com muito trabalho e defendendo nossos princípios”, disse.

Prefeitas e vice-prefeitas

Além de conquistar as 56 vereadoras, o estado de São Paulo conseguiu emplacar três prefeitas e cinco vice-prefeitas. À frente dos municípios de Caiabu, Jaci e Francisco Morato estão Suelen Mative (1.194 votos), Valéria Perpétuo (2.013 votos) e Renata Sene (72.351 votos), respectivamente.

Para as vice-prefeituras de Euclides da Cunha, Coronel Macedo, São Pedro do Turvo, Paraíso e Itajobi, foram eleitas, respectivamente, as seguintes republicanas: Maria Helena da Silva, Miltes Maria, Bete Pedron, Elisete Aparecida, Catiane Cristina.

Texto: Gabbriela Veras | Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Arte: Carolina Ribeiro | Ascom Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro