Evento foi organizado pelo Mulheres Republicanas e contou com a participação da secretária estadual do movimento, Beth Colombo
Publicado em 18/9/2019 - 00:00 Atualizado em 28/6/2020 - 20:32
Rio Grande (RS) – Estimular as mulheres gaúchas a participarem da cena política local, como pré-candidatas ou apoiadoras. Esse foi o objetivo da 4ª edição do seminário “Mulheres Vencedoras e a Política”, realizado no sábado (14), no município de Rio Grande, organizado pelo Mulheres Republicanas do Rio Grande do Sul. O evento reuniu centenas de participantes, inclusive, onze vereadores da região.
Na abertura, a secretária do Mulheres Republicanas de Rio Grande e anfitriã do evento, Irene Kolechner Dutra, enfatizou a importância da inserção das mulheres no ambiente político, fala ratificada por Beth Colombo, secretária estadual do movimento, que reforçou a necessidade da integração feminina, com efetividade, nos espaços de tomada de decisão, sobre as leis que regem a sociedade. “A vida partidária também é parte importante na vida da mulher”, definiu Beth.
O papel de empoderar as mulheres através do relato de vida ficou sob a responsabilidade da presidente da Câmara de Vereadores de Rio Grande, vereadora Déia Westphal. A parlamentar expôs sua trajetória, deixando claro a todos os presentes que o fato de “ser professora e distribuir alegria e felicidade motivando sonhos” a fez ser eleita em sua primeira candidatura, mas que hoje agrega a ideia de que para as mulheres “o importante é ter a voz e a vez, mantendo-se na corrida e na luta”.
Presidente municipal do Republicanos, Paulo Roldão, afirmou que “a mulher tem muito a contribuir na política com sua sensibilidade e inteligência”. Segundo ele, “as mulheres são parte fundamental do partido”.
O evento contou com o momento cultural da jovem Natália Guastuci, que realizou uma apresentação com acordeão e ainda abriu espaço para os painéis “Cenário atual da participação das mulheres nos espaços de poder”, com Maricê Dal Forno; “A importância dos Eventos”, com Ruth Grandini; e “As redes sociais como ferramentas de valorização”, com Samanta Mota.
Texto e foto: Ascom – Mulheres Republicanas RS
Edição: Ascom – Mulheres Republicanas Nacional