Retrospectiva 2023: O impacto da mobilização das republicanas no mês de junho

Leis, lideranças e solidariedade: um panorama das iniciativas em diferentes estados

Publicado em 15/1/2024 - 10:00 Atualizado em 30/1/2024 - 15:48

O ano de 2023 ficou marcado por significativos eventos no cenário político brasileiro, com destaque para as atividades do Mulheres Republicanas em diversos estados. Desde seminários e campanhas de filiação até a aprovação de leis relevantes, elas desempenharam papéis fundamentais na construção de uma sociedade mais participativa e inclusiva.

Logo no terceiro dia do mês de junho, o Mulheres Republicanas Rio Grande do Sul realizava na cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, o Seminário Regional “Formando novas Líderes” – edição 2023, e o Filia 10 RS, campanha estadual de filiação do Republicanos Rio Grande do Sul. O seminário promoveu debates sobre políticas públicas para o público feminino, a participação da mulher gaúcha na política e deu posse à nova executiva municipal do movimento.

Já no dia 07, foi sancionada pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, a Lei 10.030/2023, de autoria da deputada estadual Tia Ju (Republicanos-RJ), que estabelece a obrigatoriedade de apresentação de certidão de antecedentes criminais pelos profissionais envolvidos no atendimento de crianças, adolescentes e idosos.

No dia 13, o Mulheres Republicanas Espírito Santo passou a ser comandado pela cantora Bruna Olly (Republicanos-ES), o anúncio veio por meio do presidente estadual do partido, Erick Musso (Republicanos-ES), após o desempenho de Bruna na última eleição e por sua atuação com mulheres. O Mulheres Republicanas Mato Grosso do Sul, largou na frente e foi o primeiro estado a aderir à mobilização nacional, “Mulher, tome partido”, idealizada pela coordenação nacional do movimento. A executiva do movimento esteve no dia 17, nos municípios de Aquidauana e de Corumbá, com o objetivo de debater o importante papel da mulher na política e de incentivá-las a tomarem partido por uma causa a ser defendida.

As Frentes Parlamentares em Defesa da Vida e da Família da Câmara dos Deputados, e Mista contra o aborto e em Defesa da Vida, em conjunto com o Movimento Nacional da Cidadania pela Vida Brasil sem Aborto, realizaram no dia 20, a 16ª Marcha pela Vida ao lado de Instituições de Amparo à Maternidade e Defesa da Vida. O evento homenageou várias personalidades que trabalham na luta aos direitos a todos e à vida desde a concepção, entre elas, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF); a secretária-executiva e ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristiane Britto (Republicanos); e a deputada federal Franciane Bayer (Republicanos-RS) e sua irmã, a 1ª suplente ao senado Liziane Bayer (Republicanos-RS).

Por fim, O Mulheres Republicanas de Canoas (RS), em parceria com o diretório municipal do Republicanos, realizou no dia 23, a “Feijoada Solidária” celebrando a abertura da semana de aniversário da cidade e, ao mesmo tempo, contribuiu para uma causa nobre. Foram arrecadados quase 300 kg de alimentos que posteriormente seriam doados a instituições sociais da região. No dia seguinte, a Câmara de Vereadores de Santa Maria (RS) realizou mais uma edição do Caravana Filia 10, homologando 26 novas filiações, sendo 10 delas filiações femininas.

Texto e arte: Ascom Mulheres Republicanas

Reportar Erro
Send this to a friend