Retrospectiva 2023: mobilização nacional e posse de lideranças femininas marcaram o mês de julho

Crescimento e desafios: novas coordenações e convites que impulsionam o movimento

Publicado em 18/1/2024 - 10:00 Atualizado em 30/1/2024 - 16:13

Julho iniciou com a fervorosa atuação das republicanas, engajadas no combate à violência política contra a mulher e fortalecendo a presença feminina na bancada do Republicanos na Câmara dos Deputados. Desde manifestações de solidariedade até novas lideranças assumindo posições de destaque, o mês também foi marcado por eventos que refletem o compromisso do movimento com a representatividade e a defesa dos direitos das mulheres.

Na segunda-feira (03), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) participou de um ato nacional em solidariedade a vereadora de Salvador (BA), Ireuda Silva (Republicanos-BA). O evento contou com manifestações de sororidade e acolhimento e com a presença de órgãos de combate à violência política contra as mulheres, como a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento a Violência de Gênero em Defesa das Mulheres e promotora de justiça, Dra. Sara Gama Sampaio; a vice-prefeita da capital baiana e secretária municipal de saúde, Ana Paula Matos; representando a executiva nacional do partido, o presidente estadual do Republicanos Bahia e deputado federal (BA), Márcio Marinho (Republicanos-BA); os deputados estaduais Jurailton Santos; e José de Arimatéia; e o time de vereadores republicanos da capital, Isnard Araújo; Júlio Santos; Alberto Braga; Arnoldo Simões; e Luís Carlos (licenciado), além de republicanas representantes do movimento em diversos estados brasileiros.

Na quarta-feira (5), ocorreu a posse da primeira suplente de deputado federal, Ely Santos (Republicanos-SP), que assumiu a vaga no lugar de Milton Vieira (Republicanos-SP), que assumiu a Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo, reforçando a bancada feminina na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

No dia (17), a republicana Márcia Reis, assumiu o comando do diretório do Republicanos no município de Três Corações (MG). Nas eleições de 2022, ela obteve expressivos 1.104 votos, conquistando a segunda posição no pleito e se tornando suplente de deputada estadual, destacando-se por sua forte liderança local.

Ainda no mês de julho, a recém-filiada ao Republicanos, Cristiane Leitão, primeira-dama do Legislativo cearense, recebeu um convite do atual presidente dos Republicanos Ceará, Chiquinho Feitosa (Republicanos-CE), para assumir a coordenação estadual do Mulheres Republicanas Ceará com a missão de manter o crescimento do partido, aumentar o número de mulheres filiadas e fortalecer a representatividade feminina no cenário político estadual, aplicando sua experiência em iniciativas para incentivar a participação da mulher na política.

Texto e arte: Ascom Mulheres Republicanas

Reportar Erro
Send this to a friend