Retrospectiva 2023: republicanas em prol de direitos e inclusão no mês de abril

Atuação esteve focada na conscientização e garantia de direitos para a população com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de proteção à mulher

Publicado em 11/1/2024 - 13:15 Atualizado em 31/1/2024 - 09:23

Em um mês repleto de ações e conquistas, as republicanas demonstraram seu comprometimento e provaram que estão dispostas a enfrentar desafios e construir um futuro mais inclusivo e igualitário para todos. O mês de abril deixa um legado de empoderamento feminino, conscientização e ações transformadoras no cenário político brasileiro.

Em defesa dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista e em comemoração ao Abril Azul, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 2 de abril, as republicanas se mobilizaram com intuito de dar visibilidade à causa e de esclarecer a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na região Sudeste, a deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) participou da 4ª Caminhada pelo Autismo, em São Paulo. No Nordeste, em Pernambuco, as vereadoras Ana Lúcia, de Recife e Denise Almeida, de Olinda, organizaram audiências públicas nas respectivas câmaras municipais com o intuito de homenagear instituições e discutir as necessidades das pessoas com autismo e as barreiras que enfrentam para serem incluídas na sociedade.

Na Região Nordeste, a Assembleia Legislativa da Paraíba dava as boas-vindas à suplente de deputado estadual Silvia Benjamin (Republicanos-PB) para assumir o mandato por 124 dias em substituição do titular da vaga para tratamento de saúde. No dia 16, as mulheres maranhenses do Republicanos davam as boas-vindas à nova secretária estadual do Mulheres Republicanas Maranhão, a suplente de deputado federal (MA), Mariana Carvalho. No dia 18, a Prefeitura de Olinda (PE) sancionou o Projeto de Lei 18/2022, criando uma vedação à nomeação de condenados por crimes de violência contra a mulher no âmbito da administração pública direta e indireta, de autoria da vereadora republicana Denise Almeida.

No Rio de Janeiro, a Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) aprovou, o Projeto de Lei 4.355/21, de autoria da deputada Tia Ju (Republicanos-RJ), que autoriza o Governo do Estado a criar abrigos para adolescentes grávidas, durante o pré-natal, lactantes ou em estado de puerpério que estejam em situação de rua.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) tomou posse como a nova secretária nacional do Mulheres Republicanas, sendo oficializada durante a 16ª Convenção Nacional do Republicanos em 24 de abril de 2023, substituindo a deputada estadual Tia Ju, que ficou à frente do movimento nos últimos dois anos (2021-2023). No dia seguinte à sua posse, a senadora realizou uma reunião, na sede da Fundação Republicana Brasileira (FRB) em Brasília (DF), com as secretárias estaduais do movimento e nomeou a deputada estadual Tia Ju como secretária-adjunta do Mulheres Republicanas.

Na última semana do mês de abril, as republicanas da região Centro-Oeste e do Sul do Brasil se reuniram com entidades e órgãos competentes para debater sobre políticas públicas eficazes de proteção às mulheres e assumiram novos desafios à frente de importantes pastas. Na quinta-feira (30), a primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz (Republicanos-GO), assumiu cargo na Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Já a republicana Seandra Oliveira, única vereadora na Casa de Leis, foi empossada como procuradora em Piên, município do Paraná, ambas receberam a missão de garantir a defesa dos direitos das mulheres, de combater à violência de gênero, além de trabalhar para garantir a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres visando ampliar a participação feminina na política.

Na mesma semana, trajetórias femininas foram evidenciadas nas duas regiões. A vereadora de Anápolis (GO), Cleide Hilário (Republicanos-GO), promoveu na Câmara Municipal, a 2ª edição do Mulheres Notáveis com o objetivo de reunir mulheres de diferentes áreas de atuação para discutir políticas públicas de combate à violência doméstica, enquanto o Movimento Mulheres Republicanas de Canoas (RS), promovia na mesma data, a 6ª edição do Prêmio “Dez Mulheres 10 de Canoas”, no Rio Grande do Sul para homenagear trajetórias femininas que foram destaque em seu segmento e contribuíram para a sociedade local. No último dia do mês (31), o auditório da sede do Sesc de Paranaguá, no Paraná, foi palco da eleição do novo diretório municipal do Republicanos, formado somente por mulheres, uma iniciativa importante e inovadora.

Texto e arte: Ascom Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend