Republicanas doam sangue para Hospital Universitário de Canoas

A ação reforça a integração das mulheres republicanas da região e salva vidas

Publicado em 05/04/2021 - 13:00

Canoas (RS) – O movimento Mulheres Republicanas de Canoas esteve no Hospital Universitário com a campanha “ Quem é 10 Doa Sangue”. A iniciativa é mais uma ação das republicanas em alusão ao mês da mulher.

Segundo o secretário do Republicanos em Canoas, César Augusto, a ação visa chamar atenção para o reabastecimento dos bancos de sangue, que estão praticamente sem estoque. “O que o mundo mais precisa em tempo de pandemia é solidariedade e amor ao próximo”, afirmou.

A secretaria do Mulheres Republicanas em Canoas, Rafaela Zappas, falou sobre a ação.   “Essa é uma ação partidária e responsiva. Queremos todas as republicanas doando sangue e fomentando outras mulheres para a importância da doação”, disse.

Atualmente as doações de sangue no Hospital Universitário não passam de 15. Antes da pandemia a média diária era de 50.

Uma das responsáveis pelo banco de sangue da instituição, Juliana Sizue, ressaltou a importância do gesto durante a pandemia, já que os pacientes infectados pelo vírus também precisam de transfusão. “A doação de sangue continua sendo importante, especialmente na pandemia. Entendemos que as pessoas estejam receosas de sair de suas casas, mas é imprescindível lembrar que os pacientes de Covid também fazem transfusão. E o processo de doação é feito com toda a segurança e cuidado”, disse.

O horário das doações é das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. Para doar a pessoa precisa estar bem de saúde; apresentar documento oficial com foto; ter entre 16 e 69 anos; pessoas entre 16 e 18 anos devem estar acompanhados de um responsável; ter peso igual ou superior a 50 quilo; e idade limite para primeira doação de 60 anos.

São impedimentos para a doação: apresentar gripe ou febre; estar grávida ou durante a amamentação; ter passado por parto normal a menos de 90 dias ou cesariana a menos de 180 dias; ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.

Fonte: internet
Edição: Gisele Rocha/Ascom Mulheres Republicanas
Foto: cedida 

 

Reportar Erro
Send this to a friend