Rede de apoio de proteção à mulher

Mensagem da secretária nacional do Mulheres Republicanas, Rosangela Gomes

Publicado em 11/03/2020 - 15:54

Olá, republicanas!

Estamos em uma semana super importante, principalmente, para voltarmos os nossos olhares para tantas mulheres que sofrem por causa da violência doméstica. Nesses dias, os tribunais se voltam à prevenção e ao combate à violência contra a mulher. As Semanas Justiça pela Paz em Casa são feitas na segunda semana do mês de março, na penúltima semana do mês de agosto e na última semana do mês de novembro de cada ano.

Só para terem uma noção desse verdadeiro mutirão, em 2019, a justiça brasileira deu andamento a mais de 120 mil processos de violência doméstica contra mulheres, como feminicídio ou tentativa de feminicídio. Os processos foram analisados durante as três edições da ação, quando os tribunais concentram os julgamentos de processos de violência e feminicídio.

Essa ação é super importante, isso porque em três anos, entre 2016 e 2018, o nosso país registrou mais de três mil mortes de mulheres em decorrência do feminicídio. Esses dados, mais do que alarmantes, são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e é necessário que a gente dê um basta nessa situação.

Porém, como podemos fazer isso? Vejo o papel fundamental que a política tem para frear essas estatísticas. É só com a redemocratização dos espaços de poder que vamos conseguir falar, criticar e lutar pelos nossos direitos, por justiça, por proteção e segurança. Você, mulher, que quer fazer e acontecer dentro da política, não perca tempo! Venha e se junto ao time de republicanas que lutam diariamente para que nenhuma voz feminina seja calada e para que nenhuma mulher seja sequer desrespeitada ou tocada.

Vale lembrar que estamos em plena campanha nacional de filiação do nosso partido, o Filia 10. Então, não perca tempo e se junte ao time de republicanas que luta diariamente contra o feminicídio e a violência à mulher.

Rosangela Gomes
Secretária Nacional do Mulheres Republicanas

Reportar Erro