PRB Mulher aborda o tema da não violência à mulher em encontro no Paraná

Lideradas pela coordenadora municipal Paloma Sobral, o PRB Mulher de Campo Largo (PR) realizou o 1º Encontro de Republicanas

Publicado em 20/12/2018 - 00:00 Atualizado em 10/6/2020 - 14:24

Campo Largo (PR) – No dia 8 de dezembro, o PRB Mulher de Campo Largo (PR), realizou o 1º Encontro de Republicanas. O evento realizado no Centro de Esportes Unificado, Jardim Meliane, teve como proposta falar sobre a não violência à mulher.

Lideradas pela coordenadora municipal Paloma Sobral, a ação contou com a participação de 40 mulheres e entre elas, a secretária de Desenvolvimento Social e presidente do Conselho Municipal do Direito da Mulher, Dra. Zeila Plath, que falou sobre a violência doméstica. “Tudo começa sutilmente e a mulher sempre acha que é o motivo da agressão é porque o homem a ama demais, mas quando vê, ela e os filhos já estão apanhando em nome do amor”, disse a secretária.

Para Paloma Sobral, o importante é a informação. “O objetivo foi identificar junto com as participantes as mais variadas formas de violência que a mulher pode sofrer a fim de evitá-las, através de informação e conscientização”, destacou a coordenadora.

Em 2017, o Paraná registrou 90 casos de violência contra a mulher por dia, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça. Além disso, o número de inquéritos policiais envolvendo o feminicídio vem aumentando desde 2015, de acordo com dados divulgados pelo Ministério Público do Paraná.

No primeiro levantamento, foram 127 processos instaurados e 118 denunciados pelo MPPR. Em 2016, foram 171 instaurados e 147 denunciados. No ano passado, foram 175 inquéritos policiais concluídos pela Polícia Civil, que foram encaminhados ao MPPR, e 149 foram denunciados. Já nos primeiros seis meses de 2018, foram 82 inquéritos e 60 casos.

Texto: Ascom – PRB Mulher Nacional
Foto: Cedida

 

Reportar Erro
Send this to a friend