Número de candidatas republicanas cresce 60% nas Eleições 2020

São mais de nove mil mulheres na disputa eleitoral em todo o país

Publicado em 22/10/2020 - 08:00

Brasília (DF) – A participação feminina na política vem, cada vez mais, ganhando seu espaço. Os dados das Eleições 2020 já são reflexos disso. O aumento no número de republicanas candidatas cresceu 60% neste ano em comparação ao período eleitoral anterior. Em 2016, foram 5.773 candidatas. Neste ano, são 9.240 candidatas entre prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras.

A secretária nacional do Mulheres Republicanas, deputada federal Rosangela Gomes (RJ), enxerga esse crescimento como um verdadeiro fruto do trabalho da executiva nacional, que sempre foi apoiada pelo Republicanos. “A ampla participação feminina é um reflexo do trabalho de parcerias que as mulheres republicanas desempenharam pelo país. O resultado também consolida o que o presidente, deputado federal Marcos Pereira (SP) sempre defendeu, que foi a maior participação da mulher. Ele sempre prezou pelo crescimento e nos apoiou”, afirma Rosangela.

O movimento feminino do partido está espalhado por todo o país, em todas as regiões brasileiras existem grupos do Mulheres Republicanas que reiteram e reforçam dia após dia a necessidade da maior participação da mulher no cenário político. E esse trabalho, como citado pela deputada Rosangela Gomes, reflete no número de candidatas deste ano.

A região do Brasil com o maior número de candidatas é o Sudeste, com 3.777, seguida da região Nordeste, com 2.547, depois vêm as regiões Sul, Norte e Centro-Oeste, com 1.271, 1.047 e 598 republicanas candidatas, respectivamente.

No Sudeste, São Paulo lidera o ranking de mulheres que estão fazendo a diferença na política. São 1.848 candidatas. A secretária do movimento no estado, deputada federal Maria Rosas, reafirma a necessidade de conhecer cada uma delas para que o voto seja feito de forma consciente.

“Todos nós podemos apoiar a participação feminina na política. Hoje, São Paulo apresenta o maior número de candidatas Republicanas da região Sudeste. Você sabe quem são elas? Então, busque conhecer mais sobre cada uma, seus projetos e ideias. O seu voto pode colocar as mulheres em condições de igualdade e, essa luta é de todos nós. Mulheres no poder constitui não só uma exigência básica de justiça ou democracia, mas é uma condição necessária para que os interesses das mulheres sejam levados em conta na elaboração das políticas públicas”, aponta a secretária e deputada federal Maria Rosas.

Em segundo lugar, o Estado com o maior número de candidatas é Minas Gerais, com 1.194 mulheres pleiteando alguma vaga da majoritária. A representante do movimento mineiro é a secretária Luciana Crepaldi, que recebeu a notícia com alegria e emoção. “O Brasil nos últimos anos vem passando por um processo de emancipação das mulheres, a política e os espaços de poder ainda com representação ínfima. Mas saber que em todo país o número de candidata comparado com 2016 cresceu 60% me faz acreditar que estamos no caminho certo.

Acredito que o apoio dos homens nessa caminhada é fundamental, pois sem a participação do nosso presidente estadual Deputado Gilberto Abramo, Minas Gerais não chegaria no posto de segundo estado onde tivemos maior número de mulheres Republicanas candidatas. Muito feliz de fazer história por mais mulheres na política”, comemorou.

Depois de Minas Gerais, vem Bahia com 728 candidatas, acompanhada do Rio Grande do Sul (554) e do Maranhão (489), que se destaca pelo número de candidatas à Prefeitura dos mais diversos municípios do estado: são 18 candidatas.

Depois vêm Rio de Janeiro e Paraná com 471 candidatas, seguidos do Pará (431), Pernambuco (348), Goiás (306), Espírito Santo (264), Amazonas (254), Santa Catarina (246), Paraíba (215), Rio Grande do Norte (195), Mato Grosso (188), Piauí (181), Ceará (138), Alagoas (131), Rondônia (129), Sergipe (122), Mato Grosso do Sul (104), Tocantins (87), Amapá (62), Roraima (54) e Acre (30).

Texto: Gabbriela Veras | Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Arte: Carolina Ribeiro | Ascom Mulheres Republicanas Nacional

 

Conheça o Espaço do Candidato Republicano

Na página exclusiva, você encontra modelos de materiais de propaganda, dúvidas frequentes, E-book do Candidato Republicano, orientações sobre a legislação eleitoral, dicas para campanha nas redes sociais e outros. Acesse agora e aproveite ao máximo tudo que preparamos para ajudar você durante a campanha.

Reportar Erro