Mulheres Republicanas RS promovem seminário de encerramento do ano eleitoral

Evento destacou a participação feminina do estado no pleito e discutiu o calendário para 2023

Publicado em 1/12/2022 - 10:00

Porto Alegre (RS) – O Mulheres Republicanas RS realizou, no último dia 26 de novembro, o seminário de Encerramento do Ano Eleitoral de 2022, uma retrospectiva para relembrar os pontos positivos e negativos do que aconteceu nas eleições de outubro. Em 2022, o Republicanos lançou 26 candidatas mulheres, e elegeu 1 deputada estadual, 1 deputada federal e 1 suplente de estadual e de senador, conquistando um total de 151.042 votos.

O encontro foi liderado pela secretária Estadual do Mulheres Republicanas do Rio Grande do Sul e secretária Municipal de Educação de Canoas (RS), Beth Colombo (Republicanos-RS) e contou com a participação de importantes lideranças locais, como o Presidente estadual do Republicanos Rio Grande do Sul, o deputado federal Carlos Gomes (Republicanos-ES); da deputada estadual e eleita federal Franciane Bayer (Republicanos-RS); a vice-secretária do Mulheres Republicanas RS, Adriana Bielefeld (Republicanos); e das vereadoras Lurdes Valim (Republicanos), de Novo Hamburgo; e Emília Fulcher (Republicanos), de Canela, da secretária de honra, Sandra Deláqua (Republicanos); e representantes do movimento nas cidades de Torres, São Jerônimo, Montenegro, Alvorada São Leopoldo, Gravataí, Nova Santa Rita, Charqueadas, Arroio dos Ratos e Farroupilha. Também participaram por vídeo, as irmãs Franciane Bayer (Republicanos-RS), deputada estadual e eleita federal; e Liziane Bayer (Republicanos-RS), deputada federal e eleita suplente do senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

Durante o encontro, também foi apresentado o calendário de atividades da secretaria estadual do movimento feminino do Republicanos previsto para o ano que vem, além das metas a serem alcançadas visando o próximo pleito, em 2024. Em 2023, além da realização da 5ª edição do ‘Troféu Mulher Nota 10’, previsto para o dia 11 de março, a executiva estadual pretende realizar 16 encontros entre os meses de abril e novembro, visitando municípios das diversas regiões do estado, sempre buscando cada vez mais mulheres que compartilham do espírito republicano, encantando e incentivando essas lideranças para a participação efetiva na política partidária.

Para Beth Colombo, o seminário pensado para parabenizar cada uma das candidatas e agradecê-las por terem colocado seus nomes à disposição do partido para concorrer às eleições 2022. “Nós temos que levar os nossos princípios, a nossa ética, a nossa filosofia para dentro de todos os setores públicos, porque é ali que as coisas se multiplicam”. Beth também salientou o desejo de aumentar e muito, a participação feminina nas câmaras municipais e prefeituras. Mencionou, ainda, a necessidade de aprendermos uns com os outros e de ouvirmos as experiências de cada um. “Precisamos aprender umas com as outras, uns com os outros e é por isso que estamos aqui nesta tarde”, concluiu a secretária.

Franciane Bayer destacou que está fazendo história no Republicanos, pois é a primeira deputada federal gaúcha eleita pela legenda. A parlamentar também ressaltou o fato de o partido estar sempre promovendo oportunidades de aprendizado, empoderando as mulheres e o quanto é importante ter momentos para refletir sobre as ações e pensar sobre o futuro. Considerou, ainda, a importância da união e da participação de todos para se atingir um objetivo. “Ninguém faz nada sozinho, é um grupo que precisa andar unido. Melhor, é uma família e para chegar no objetivo que nós chegamos, que era eleger cinco estaduais e três federais. Cada voto é importante”, ressaltou.

Já Carlos Gomes destacou a importância da participação das mulheres no crescimento partidário, que elas se vejam como protagonistas também na política, o que, segundo ele, tem sido visto muito no RS. “O Rio Grande do Sul, nesta questão da Secretaria Estadual das Mulheres, em muito têm estado à frente de outros estados em função deste trabalho permanente que tem sido feito e capitaneado por ti, Beth, e demais secretárias municipais”, salientou o parlamentar. Ele também incentivou as mulheres a continuarem participando da política: “A mulher precisa se eleger. Não porque ela é mulher somente, mas pelas suas virtudes, mostrar o que ela pode, porque ela pode muita coisa”.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas RS
Edição: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend