Mulheres Republicanas realizam Troféu Mulher Nota 10 no RS

O evento que está em sua terceira edição, homenageou mulheres que são destaque no estado

Publicado em 01/09/2020 - 13:22

Canoas (RS) – O diretório do Republicanos do Rio Grande do Sul e a Secretaria Estadual do Mulheres Republicanas do RS promoveram, no último sábado (29), em ambiente virtual, a terceira edição do Troféu Mulher Nota 10, alusivo ao número de registro do partido. O prêmio homenageia dez personalidades femininas que, em suas áreas de atuação, contribuíram para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Rio Grande do Sul, incentivando a participação das mulheres em diversos setores da sociedade. A premiação é organizada anualmente pelo movimento feminino do partido.

A secretária estadual do movimento, Beth Colombo, considerou as adaptações necessárias para a solenidade de entrega da láurea, que estava marcada para 14 de março, quando restrições foram impostas por conta da pandemia da covid-19. “A live foi o formato mais viável que nós encontramos para realizar a premiação deste ano quando, mais do que nunca, precisamos reconhecer exemplos de emancipação feminina. O Troféu Mulher Nota 10 é uma honraria já institucionalizada no Republicanos e a edição de 2020 não passou em branco, pois nunca tivemos uma audiência tão alta num evento”, comemora Beth.

Algumas homenageadas receberam o troféu em casa, individualmente, com pronunciamento gravado em vídeo, enquanto outras estiveram no local de transmissão da cerimônia, em Canoas, que também contou com a participação dos deputados estaduais do Republicanos Sérgio Peres e da deputada estadual Fran Somensi.

“Foi um momento especial para o Rio Grande do Sul, pois celebramos a construção diária de pioneiras que descobriram maneiras inteligentes, inéditas e generosas de conduzir suas vidas, servindo de inspiração para todas as pessoas”, reconhece o presidente do Republicanos do RS, deputado federal Carlos Gomes, ao destacar que nenhuma das homenageadas tem vínculo com o partido.

Homenageadas

Receberam o Troféu Mulher Nota 10 a ex-governadora Yeda Crusius; a Miss Brasil 1986 (primeira Miss Brasil negra), Deise Nunes Ferst; a empresária de Sananduva Bruna Dariva, da Niara Laticínios, especializada em alimentos orgânicos; a atleta paralímpica Mônica Santos;  a chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, Cristine Rasbold; a escritora Lya Luft; a especialista em micropigmentação paramédica Natália Roesler, leopoldense que atende gratuitamente pacientes de câncer que fizeram procedimento de retirada da mama pelo SUS; a presidente Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social,  (ANAPPS), Maria Eunice Ribas; a delegada Tatiana Bastos, titular da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre; a presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Farroupilha, Débora Haupt, além da Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

O prêmio

O Troféu Mulher Nota 10 é uma iniciativa que visa empoderar, enaltecer e agradecer mulheres que fazem a diferença no Sul do país, mas a segunda edição do prêmio foi considerada nacional. Uma das beneficiadas foi a primeira mulher piloto de helicóptero do Brasil, major Karla Lessa do Corpo de Bombeiros, que conduziu ações de resgate na tragédia de Brumadinho (MG), ocorrida em janeiro de 2019, em Minas Gerais.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas RS
Edição: Ascom Mulheres Republicanas
Fotos: Adalberto Bertoldo

 

 

Reportar Erro