Mulheres Republicanas fecha dezembro com ações voltadas para a inserção de mais mulheres na política

Combate a violência doméstica, ‘21 dias de ativismo’, retrospectivas, balanços de mandatos, posses e filiações marcam o último mês de 2021

Publicado em 27/1/2022 - 08:00

Brasília (DF) – O último mês de 2021 chegou e o Mulheres Republicanas tem a certeza de dever cumprido. Foi um ano de muitos desafios, mudanças na gestão nacional, com a vinda da deputada estadual Tia Ju, como a nova Secretária Nacional do movimento feminino do Republicanos, com a proposta de fortalecer e avançar ainda mais nas políticas públicas e na inserção de mais mulheres na política.

Falando em Tia Ju, a deputada, esteve em Brasília, para participar a convite do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), do evento sobre combate à violência doméstica, reunião que fez parte da Campanha dos ‘21 dias de Ativismo’ pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. O ‘Elas no Senado – Conhecendo as boas práticas no combate à violência contra as mulheres’, organizado pela Procuradoria da Mulher no Senado Federal, teve o objetivo de apresentar o ‘Programa de Assistência a Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Econômica em Decorrência da Violência Doméstica e Familiar’, encabeçado pela Diretoria-Geral do Senado, que determina que os contratos de prestação de serviços continuados e terceirizados do Senado Federal reservem o mínimo de 2% das vagas para mulheres atendidas em abrigos.

Em alusão aos ‘21 dias de ativismo’, Cristiane Britto, secretária Nacional de Políticas para Mulheres, realizou diversas ações em todo o Brasil, desde o dia 25 de novembro até o dia 10 de dezembro, como: Acordo de Cooperação Técnica com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que beneficiará centenas de mulheres do campo; lançamento da Pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira de Macapá, com a presença da deputada federal Aline Gurgel (Republicanos); o lançamento do projeto ‘Qualifica Mulher’ em parceria com a Conab do Amapá, com a oferta de 10 mil vagas em cursos de capacitação para essas mulheres, entre outras ações.

A deputada Maria Rosas (Republicanos) teve seu projeto aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara. Projeto 523 /2020, que dispõe sobre o dano psíquico sofrido em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher como lesão corporal. Com a aprovação do texto, a mulher não precisará sofrer agressão física para provar que passa violência psicológica. Ainda sobre violência contra a mulher, Tia Ju e a advogada eleitoralista Carla Rodrigues falaram sobre violência política contra mulheres em live no Instagram.

O projeto contra assédio no transporte coletivo virou lei em Anápolis, lá no Goiás, uma iniciativa da vereadora republicana Cleide Hilário, que criou a campanha ‘O transporte é público, o meu corpo não’.

Filiações e posses por todo Brasil

Com a campanha de filiação do ‘Mulheres Republicanos’ a todo vapor, ‘Mulher, a política precisa de você. Filie-se! ’, dezembro foi um mês de muitas posses e filiações. Tivemos caras novas e mulheres aguerridas assumindo as secretarias estaduais e municipais do movimento e muitas filiações pelo Brasil.

Em Capão da Canoa (RS), a executiva do ‘Mulheres Republicanas’ tomou posse, em solenidade na Câmara Municipal de Arroio do Sal. A vereadora Luciana Cândida foi eleita a nova vice-presidente da Câmara Municipal de Cristalina (GO), além disso a republicana também é procuradora especial da Mulher na Casa Legislativa. Em Ilhéus (BA), o ‘Mulheres Republicanas’ filiou 125 lideranças.

Ananindeua (PA), também recebeu um encontro do ‘Mulheres Republicanas’. Na ocasião, foi realizada a campanha nacional ‘Mulher, a política precisa de você”. Filie-se! ’ e um debate sobre a presença feminina na política. Jane Silva se filiou ao Republicanos Minas Gerais e Curitiba também ganhou nova secretária, com a chegada de Laudiceia Serrato, que assumiu o cargo durante o evento do ‘Celebra 10’, em Santa Felicidade. Ainda em Minas, Joelma Reis é a nova secretária do ‘Mulheres Republicanas’ no Estado. A republicana foi empossada, pelo presidente do partido no estado, deputado federal Gilberto Abramo.

Busca de Parcerias em Brasília

A vereadora Ana Luz, de Queimados (RJ), esteve em Brasília, buscando recursos e projetos de apoio à mulher e para pessoas com deficiência. Ela foi recebida pela deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos) e pela Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto. A prefeita Eliana Gonzaga também esteve na Capital Federal, na busca de recursos para Cachoeira (BA). A republicana foi recebida pelo deputado Márcio Marinho e pelo ministro da Cidadania, João Roma.

Assim findou mais um ano para o ‘Mulheres Republicanas’. Mas não pense que acabou. Na próxima edição, vamos mostrar um balanço da campanha nacional de filiação do movimento feminino ‘Mulher, a política precisa de você. Filie-se! ’.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas nacional

 

Reportar Erro
Send this to a friend