Mulheres Republicanas do DF realiza segunda edição do projeto Ponto de Partida

Evento em Brasília contou com a participação de autoridades do Republicanos

Publicado em 20/10/2021 - 08:00

Brasília (DF) – O Mulheres Republicanas do Distrito Federal reuniu cerca de 40 mulheres no auditório José Alencar, na sede do Republicanos, para a segunda edição do projeto Ponto de Partida. O objetivo foi unir o público feminino que almeja candidatura para o próximo pleito eleitoral.

O tema desta vez foi “Eleições 2022: O que vem por aí?”, que foi assunto da palestra da advogada eleitoral, Dra. Carla Rodrigues.

O evento contou com as presenças da secretária nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Britto, e da secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia, além das republicanas da Executiva do Mulheres Republicanas do DF e cidades do Entorno, da jornalista Manuela Lopes, especialista em Marketing Digital, e da assessora Rosana Ribeiro, representando a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ).

A secretária do Mulheres Republicanas DF, Tânia Teixeira, falou sobre a importância do papel da mulher nos espaços de poder. “O objetivo é trazer mulheres líderes e que tenham papel de destaque para trocar experiências com aquelas que pensam em se lançar na carreira política e, principalmente, no próximo pleito”, disse.

Maria Yvelônia abordou os desafios de liderar um partido político. Segundo ela, é preciso compreender o que é essencial no cenário político e nos espaços de poder. “Ser mulher e presidir um partido é um grande desafio, já que na política, principalmente neste cargo, ainda existe uma cultura patriarcal, mas seguimos avançando”, disse Yvelônia, que também é presidente do Republicanos de Valparaíso de Goiás, e que também foi candidata a vice-prefeita nas eleições municipais de 2020.

Cristiane Britto destacou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no cenário político. “Me disseram que não ia conseguir aguentar o desafio de ser uma secretária nacional com um filho de seis meses. Porém, tenho perto de mim mulheres que me ajudam o tempo todo. Se você não for uma das que querem disputar um cargo público, pelo menos ajude uma delas a estar nos espaços de poder, acompanhando-a, ficando com seus filhos e estando sempre ao seu lado. Uma ajudando a outra”, disse.

A persistência e o trabalho de Cristiane Britto renderam frutos. Na ocasião, a secretária foi indicada ao Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, da Comissão da Mulher da Câmara dos Deputados, edição 2021. O prêmio é destinado às mulheres que, no país, tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher. A solenidade acontecerá no próximo dia 21, às 10h, com transmissão nas redes sociais da instituição.

Palestra “Eleições 2022: O que vem por aí?

Em sua apresentação, a advogada Carla Rodrigues destacou as principais mudanças da Reforma Eleitoral, especialmente no que se refere aos direitos das mulheres. Ela também explicou o passo a passo para que ninguém fique de fora das próximas eleições. “Com os pontos da reforma já aprovados, o importante é ficar atenta aos prazos e condições para ser uma pré-candidata e não deixar passar essa oportunidade ou ser retirada do processo. Precisamos ter coragem para nos lançarmos na política”, ressaltou.

Durante a palestra, a republicana Cristiane Santos, secretária do Mulheres Republicanas em Ceilândia (DF), falou como a política e a rede de apoio de mulheres lhe motivaram a sair de um relacionamento abusivo. Atualmente, graças a meta que estabeleceu, ela trabalha fora, tem autonomia sobre as roupas que usa e tem uma relação afetiva saudável. “Meus ideais me livraram de um ciclo de violência. Em meus discursos, oriento mulheres que vivem nesta situação a procurar ajuda e focar em um propósito, assim como eu. Quero trazer de volta às mulheres a autoestima, dignidade, o direito e respeito”, reiterou.

Texto: Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend