Mulheres Republicanas do DF promovem mais uma edição do projeto ‘Ponto de Partida’

O evento, on-line, teve a participação de especialistas em Direito Eleitoral e da secretária do Mulheres Republicanas RS, Beth Colombo

Publicado em 9/2/2022 - 14:15

Brasília (DF) –  O Mulheres Republicanas do Distrito Federal, realizou, no dia 4 de fevereiro,  o “III Encontro da Sala de Debates Ponto de Partida”, transmitido de forma virtual. Com o tema, ‘Sou pré-candidata, e agora ?’, o evento contou com a presença da secretária distrital do movimento, Tânia Teixeira, republicanas do DF, a secretária do Mulheres Republicanas Rio Grande do Sul, Beth Colombo, e as advogadas especialistas em direito eleitoral, Dra. Carla Rodrigues e Rejane Valentim.

O projeto Sala de Debates ‘Ponto de Partida’  foi idealizado pelas republicanas do DF no ano passado, e tem como objetivo principal debater as diferenças, provocar ideias, promover conhecimento e capacitação de mulheres com o intuito de se candidatar a um cargo na política.

 “Assim temos nos esforçado bastante e os resultados têm sido super positivos. Nesse último encontro, focamos no tema eleições 2022 e foi possível tirar dúvidas sobre pré-campanha, o que precisamos fazer assim que colocamos nosso nome a disposição do partido, as primeiras providências, enfim demos o start. E outros temas específicos às eleições serão tratados futuramente pelo nosso Ponto de Partida. Muito grata e feliz pela participação de todos presentes. E ser republicana é isso: ter voz e vez”, disse a secretária Tânia.

Diretamente do Rio Grande do Sul, participou a republicana  e secretária estadual do Mulheres Republicanas, Beth Colombo, compartilhando experiência de quem tem no currículo experiência em cargos políticos no Estado e como prefeita do município de Canoas.

“A sala ‘Ponto de Partida’ é um espaço  de encontro, aprendizagem, troca  e interação. Tive a honra de fazer parte da live na companhia das advogadas Carla e Rejane, profissionais de referências  para as mulheres republicanas no Brasil.

Quero parabenizar a secretária Tânia pela iniciativa e as pré-candidatas a deputadas distritais, pela iniciativa e exemplo para as mulheres republicanas de como se faz política com competência”, destaca Beth.

A advogada e especialista em direito eleitoral, Rejane Valentim, salientou a relevância dos espaços de capacitação, mesmo com o advento da pandemia, e o quanto é importante esse incentivo dos partidos políticos. “Mesmo diante do cenário de pandemia, a Secretaria do Mulheres Republicanas do DF teve a brilhante iniciativa de promover o encontro virtual “Ponto de Partida”,  que oportunizou a capacitação e formação das republicanas do Distrito Federal, acerca da legislação eleitoral aplicável ao pleito de 2022. Acredito que a capacitação realizada desde o ano de 2021 está sendo um divisor de águas na preparação de candidatas mais competitivas, ampliando as chances de vitória”, apontou a advogada.

Carla Rodrigues destacou a importância da promoção e inserção de mais mulheres na política e tirou dúvidas pontuais sobre o sistema eleitoral. “O encontro  “Ponto de partida” promovido pelas mulheres Republicanas do DF é um instrumento de  fortalecimento  da presença das mulheres nos espaços institucionais , capacitando-as  para participar do processo eleitoral ,  seja como pré-candidata ou apoiadora , contribuindo para o fortalecimento da nossa democracia e para uma sociedade mais justa e paritária”, disse.

Segundo Tânia Teixeira, em breve será realizada outra edição da sala de debates, com o objetivo de tirar as dúvidas mais frequentes sobre o cenário político e as eleições de outubro.

Texto: Ascom – Mulheres Republicanas nacional
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend