Mulheres republicanas do DF participam de evento sobre câncer de mama

Evento foi realizado na sede da FRB e faz parte de várias iniciativas de prevenção e combate no mês Outubro Rosa

Publicado em 30/10/2022 - 11:39 Atualizado em 1/11/2022 - 11:50

Brasília (DF) – O Movimento Mulheres Republicanas do DF participou no último dia (18), de um evento em alusão ao Outubro Rosa, mês onde são realizadas campanhas de prevenção e combate ao câncer de mama. O encontro aconteceu no auditório José Alencar, na Fundação Republicana Brasileira (FRB), que também abriga a sede do Republicanos na capital federal, e a Faculdade Republicana.

Na abertura do evento, o presidente da FRB, Rusembergue Barbosa (Republicanos), destacou a iniciativa da instituição para a realização do encontro. “Nós da Fundação Republicana Brasileira estamos engajados na campanha, promovendo este importante evento no dia de hoje, para trazer informações relevantes sobre o tema e destacar a importância do diagnóstico precoce da doença, o que eleva consideravelmente a taxa de cura”, ressaltou.

Diversos convidados falaram sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, como a Dra Marina de Oliveira Silva, especialista em Fitoterapia, oncologia e cuidados paliativos com a enfermidade. “Vários fatores podem influenciar no câncer de mama, como a má alimentação, sedentarismo, obesidade, menopausa tardia, má qualidade de sono, alto nível de estresse e fatores genéticos”, explicou. Ainda segundo a especialista, diversos tipos de tratamento, como radioterapia e a quimioterapia podem diminuir a qualidade de vida dos pacientes, e a nutrição serviria como uma estratégia fundamental para a melhora no quadro de saúde do doente.

Já a secretária do Mulheres Republicanas no DF, Tânia Teixeira (Republicanos-DF), reforçou a importância do diagnóstico precoce para o aumento nas chances de cura de um possível resultado positivo. “Aprender mais sobre o câncer de mama é sempre bom. Reforçando sempre que o diagnóstico da doença não significa uma sentença de morte. Foi mais um aprendizado. Uma conversa pautada no cuidado e nas formas de prevenção sobre uma doença que assola centenas de mulheres. Precisamos estar preparadas para nós e para dar o devido apoio quando necessário,” disse a secretária.

Texto: Ascom FRB
Edição: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend