Mulheres Republicanas do DF lança sala de bate-papo “Ponto de Partida”

O evento contou com a participação das republicanas do DF, a secretária do Mulheres Republicanas nacional, Tia Ju, secretárias nacionais, autoridades e lideranças do Republicanos

Publicado em 31/8/2021 - 08:00

Brasília (DF) – A estreia, na última sexta (27), da sala de bate-papo das Mulheres Republicanas do DF, “Ponto de Partida”, não poderia ter sido melhor. Em alusão ao “Agosto Lilás”, republicanas se encontraram para discutir ações de conscientização no enfrentamento à violência doméstica e a inserção de mais mulheres na política.

Participaram do evento, a secretária distrital do Mulheres Republicans do DF Tânia Teixeira (Republicanos), a secretaria nacional do Mulheres Republicanas, deputada Tia Ju (Republicanos-RJ) a Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), Cristiane Britto (Republicanos), a secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia (Republicanos), a Chefe de gabinete do Republicanos na Câmara, Tiana Silva, a secretária estadual do Mulheres Republicanas Goiás, Rosa Bravo, a Secretária Estadual do MR do MS, Raquel Correia, a advogada do Republicanos Nacional, Dra. Carla Rodrigues, o presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Rusembergue Barbosa, a equipe do MR Nacional e as palestrantes Francine Moor e Rosana Ribeiro, além de outras convidadas.

Tia Ju, foi a primeira palestrante da noite e falou sobre o Mulheres Republicanas nacional, as inovações, propostas, sobre as ações da secretaria nacional e a participação das mulheres na política. “O Mulheres Republicanas assumiu um desafio de aumentar a bancada do Republicanos nas próximas eleições. Essa é a expectativa do partido, foi um pedido do presidente Marcos Pereira e estamos capacitando e qualificando nossas republicanas para ocupar mais cadeiras, aptas e qualificadas. Parabenizo a secretária Tânia Teixeira e o MR nacional vai apoiar sempre iniciativas como essa”, ressaltou Tia Ju.

Cristiane Britto destacou o papel da SNPM no enfrentamento da violência doméstica e na inserção de mais mulheres na política, há um ano das eleições de 2022. “ Quero parabenizar a deputada Tia Ju que coordena o MR nacional e parabenizo a iniciativa do MR do Distrito Federal que com essa sala vai promover a inserção de mais mulheres na política e levar informação sobre o enfrentamento da violência contra a mulher, em um bate papo importante em prol dos direitos das mulheres. Tânia foi assertiva, ainda no agosto lilás, trazendo reflexão para as nossas filiadas”, disse.

A jornalista e pesquisadora Francine Moor, possui uma grande experiência no incentivo à participação da mulher na política e discursou sobre o tema: A violência contra a mulher e seus recortes. A importância do Agosto Lilás como campanha de encorajamento e luta contra a violência. “Quando poucas mulheres se juntam para falar sobre política, tudo se transforma. Ouvir as mulheres é o primeiro passo, e essa sala é fundamental para ouvi-las e compreender cada contexto. O marco do combate à violência contra a mulher hoje é sem dúvida a Lei Maria da Penha, que completou 15 anos. O calendário do “Agosto Lilás” traz essa reflexão, infelizmente a violência é uma companhia constante das mulheres em todos os segmentos da sociedade e a lei traz a compreensão que temos uma violência estrutural e essa violência precisa ser enfrentada por toda sociedade. Cada vez que uma mulher tenta se movimentar, a violência contra ela é acionada e ela acaba parando, seja na política, em casa, no trabalho e nos vários tipos de violência que existe”, disse.

Rosana Ribeiro, especialista em marketing, ressaltou a importância da preparação das republicanas para a divulgação e estratégias das suas ações para as eleições de 2022 e destacou o papel fundamental do presidente Marcos Pereira no apoio ao movimento feminino. “Precisamos ficar mais atentas aos cenários políticos e usar isso a nosso favor. A rede social será imprescindível para quem quer disputar um cargo para 2022 e para quem quer estar na política, mas com conteúdo de qualidade, por isso é tão importante participar dos cursos de formação política e de todo curso de capacitação proposto pelo partido. O movimento feminino não elege, mas inspira mulheres. Destaco ainda, o apoio incondicional do presidente Marcos Pereira, que ainda em 2019, dizia sobre a importância e do papel da mulher no partido e ressaltou “aqui a mulher e essencial e tratada com igualdade e não como uma cota”, reitera Rosana que foi secretária executiva do Mulheres Republicanas por mais de 10 anos.

Tania Teixeira, secretária distrital do Mulheres Republicanas, ressaltou que haverá outras salas do “Ponto de Partida”, com outros temas importantes e oportuno para a qualificação da mulher republicana do Distrito Federal. “Temos mulheres incríveis no Republicanos e vamos trazê-las para as próximas edições”, afirma.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend