Mulheres republicanas de todo Brasil participam do Dia D de filiação

Em média, foram cerca de 1.900 novas filiações em todo país

Publicado em 07/10/2021 - 08:00

Brasília (DF) – No último sábado (2), o Mulheres Republicanas nacional realizou o “Dia D” de filiação, em alusão a campanha “Mulher, a política precisa de você. Filie-se”. O evento contou com a participação das executivas estaduais e municipais do movimento feminino do Republicanos, espalhados pelo Brasil, todos, simultâneos com ações das republicanas em seus estados e municípios.

Na Região Sul, podemos destacar o movimento de mulheres do estado do Rio Grande do Sul, liderado pela secretária Beth Colombo. Na oportunidade, as executivas municipais e a estadual se uniram em um grande evento que contou com 125 novas filiações, assim como 56 no Paraná, com a secretária Marcilene Soares e 49 em Santa Catarina, liderada pela secretária Vera Pinheiro. “Quero destacar a importância de estarmos juntas nessa ação. Unidas somos melhores ainda! Quero agradecer a presença de todas que saíram de suas casas, que vieram de longe e marcaram presença nesse dia tão importante para história do movimento Mulheres Republicanas no estado de Santa Catarina. Esperamos de coração que no próximo, você que não esteve presente, possa se juntar a essa mulherada disposta a fazer história!”, relatou Vera.

Na Região Sudeste, São Paulo, com a secretaria e deputada federal Maria Rosas fechou com 1.300 novas mulheres filiadas ao Republicanos, no Rio, a secretária e vereadora Tânia Bastos filiou 156 novas integrantes do partido. “Estamos felizes com o número de filiadas, pois representa a união de todas as secretárias regionais do estado de São Paulo. Mais mulher na política resulta no fortalecimento da própria democracia, oportunizando um debate nacional mais rico em interesses, opiniões e perspectivas, aumentando, assim, as chances de alcançar consensos mais esclarecidos. A mulher representa força, coragem, superação e transformação”, afirmou Maria Rosas.

No Centro-Oeste, no Goiás, a secretária Rosa Bravo, conseguiu, junto com as executivas municipais, filiar 21 novos registros. No Mato Grosso do Sul, a secretária Raquel Correia confirmou 38 filiações. “Arredondamos nossa meta em Mato Grosso do Sul para 100, fizemos 38 filiações ou seja 38% mas já estamos nos organizando para prosseguir a fim de atingir os 100%”, disse Raquel. Na capital federal, a secretária Tânia Teixeira trouxe 8 filiações para o Mulheres Republicanas do DF.

O nordeste representou com a secretária Cássia Vasconcelos que trouxe para o partido que mais cresce no Brasil, 27 mulheres, assim como a Bahia, da secretária, Rogéria Santos com 41 baianas retadas para o MR. “O evento ocorreu no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, onde cerca de 41 mulheres se filiaram e tornaram-se as mais novas Republicanas. Parabéns meninas, sejam bem vindas, ao partido que é 10. Juntas somos mais fortes, e também contamos com minha amiga, republicana e vereadora Ireuda Silva. Nossa luta é constante por mais mulheres na política no município”, disse Rogéria.

A Região Norte e o Amapá, liderado pela secretária Margleide Alfaia, que veio com o apoio da republicana e deputada federal Aline Gurgel, contabilizando mais 51 novas filiações. “A representatividade feminina fortalece a defesa de uma sociedade mais igualitária, na busca pela garantia de direitos e na criação de modelos femininos diversificados que possam servir de inspiração para outras mulheres! Faça parte, contamos com você!”, disse Gurgel.

Tia Ju destacou a importância da união de todas as republicanas de fomentar a filiação e da inserção de mais mulheres na política. “O resultado não poderia ter sido melhor, em algumas horas, atingimos 30% da meta estipulada até o final do ano, com mais de 1900 novas mulheres filiadas. Quero agradecer o empenho de cada secretária estadual, que se mobilizou em seu estado. Também quero agradecer ao Presidente Nacional do Republicanos, o deputado Marcos Pereira pelo incentivo e a todos os presidentes estaduais que não mediram esforços para apoiar nosso movimento. Estamos crescendo e até dezembro vamos atingir, totalmente, a nossa meta e transformar o Republicanos no partido com o maior número de mulheres filiadas no Brasil”, disse a parlamentar.

Curso de formação política

Durante o Dia D, as republicanas da Região Sudeste receberam a primeira edição do curso de formação política. Segundo a deputada estadual e secretária nacional do Mulheres republicanas Nacional, Tia Ju, o curso vai atingir todas as regiões do Brasil.  “Contamos com a presença de palestrantes extremamente capacitados, que levaram conhecimentos e reflexões sobre temas, como os obstáculos para o acesso da mulher na política e a violência parlamentar de gênero, sobre as ferramentas de comunicação como aliadas a campanhas políticas femininas e até mesmo sobre a importância do papel do homem para mudar este cenário, que ainda é desfavorável para as mulheres. Nós, Mulheres, somos mais de 50% do eleitorado e temos a certeza de que precisamos de mais mulheres na política e nos espaços de poder para conquistarmos uma sociedade mais justa e democrática”, disse Tia Ju.

Durante o curso, as executivas estaduais do Mulheres Republicanas espalhadas pelos quatro cantos do Brasil, entraram ao vivo, durante o evento, mostrando as ações do “Dia D” em seus estados. O curso de formação política aconteceu de forma presencial no Rio de Janeiro e foi transmitido pela página oficial do MR no Facebook.

Texto: Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend