Mulheres republicanas atuam para ampliar direitos dos povos indígenas

Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, é momento de reflexão para a preservação da cultura e a garantia de direitos fundamentais

Publicado em 19/4/2024 - 15:03

Brasília (DF) – As políticas públicas direcionadas aos povos originários no Brasil têm sido foco de uma série de ações e programas desenvolvidos sob a liderança de figuras republicanas. Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, é um momento de reflexão para a preservação da cultura e a garantia de direitos fundamentais.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), por exemplo, sempre teve atuação voltada para os povos originários, em especial quando esteve frente ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Em uma entrevista, ela defende progresso e a inclusão indígena. “O bem mais precioso da terra indígena é o índio, que precisa ser fortalecido. Temos que criar oportunidades para que os povos se desenvolvam”, disse.

Além de Damares, outras republicanas possuem atuação voltada para o segmento. Cristiane Freitas (Republicanos-TO) é secretária executiva dos Povos Originários de Palmas, no Tocantins, e possui vários projetos e ações voltados para a causa. Ela explica que no estado são 16 etnias que vivem em 125 dos 139 municípios, um total de 20 mil indígenas.

Segundo a republicana, a pasta tem a missão de “fomentar, coordenar e executar políticas de inclusão e valorização dos povos originários. “O trabalho é feito de forma transversal, com a colaboração de diferentes parceiros que veem a pauta como prioridade. Apesar dos desafios, há avanços significativos. A cada dia, tenho visto progressos, conseguindo trazer o princípio da igualdade e reparando o que por muito tempo ficou esquecido”, explicou a secretária do Republicanos.

A promoção da cultura indígena e a reinauguração de escolas dedicadas exclusivamente aos povos originários, fortalecendo a educação e a cultura nas comunidades indígenas, são pautas prioritárias em sua gestão enquanto secretária. “A gestão atual trabalha para garantir que todas as solicitações e necessidades dessas comunidades sejam atendidas, reforçando a importância da diversidade cultural dentro do estado”, disse.

Em Roraima, o Republicanos também conta com uma vereadora indígena: Tânia Silva, do município de Uiramutã. A republicana elenca que os povos originários carecem de mais políticas voltadas para uma educação e saúde mais efetivas, e que pode meio da política é possível atingir esse patamar e garantir que os direitos fundamentais sejam garantidos.

Data

19 de abril, é o Dia dos Povos Indígenas no Brasil. A data é marcada pela luta dos povos tradicionais por reconhecimento de direitos e respeito às tradições milenares. A data era chamada de “dia do índio”. Porém, a Lei 14.402, de julho de 2022, mudou a nomenclatura. Defensores das causas indígenas argumentam que a mudança foi de um termo genérico para uma expressão que considera a diversidade dos povos indígenas que vivem no Brasil.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend