Maria Yvelônia integra comitiva do Ministério da Cidadania no Amazonas

Republicana visitou municípios e tribos indígenas, e participou de conferências estaduais

Publicado em 2/11/2021 - 08:00 Atualizado em 4/11/2021 - 10:46

Autazes (AM) – No último dia 27, a secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia (Republicanos), viajou em comitiva do Ministério da Cidadania, liderada pelo secretário especial de Desenvolvimento Social, Robson Tuma. O destino foi o município de Autazes, no Amazonas. O objetivo foi entender o cotidiano e a realidade dos municípios, além das necessidades da população em situação de vulnerabilidade social.

“Quero conhecer a realidade da assistência social no maior estado da região norte do país, uma ação intersetorial e inovadora. Posso afirmar que esse é um dia histórico na vida da população autazense, e na de todos nós, que passamos a conhecer um pouco mais do cotidiano e dos desafios encontrados pelas equipes socioassistenciais que atuam na região amazônica”, disse Yvelônia.

Na oportunidade, a secretária conheceu os habitantes da comunidade indígena Moyray, sua cultura. Ela também visitou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). “Finalizamos nossa visita indo à APAE de Autazes, entidade que oferta atendimento a pessoas com deficiência”, reiterou.

Participaram da comitiva o secretário especial Adjunto do Desenvolvimento Social, Alexandre Reis; a analista técnica de Políticas Sociais, representando a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, Maria Carolina Lage; os diretores André Veras e Cássia Fernandes; o coordenador-Geral de Gestão Descentralizada e Participação Social, Becchara Miranda.

Conferência Estadual de Assistência Social do Amazonas

Ainda em viagem, Maria Yvelônia também participou da Conferência Estadual de Assistência Social do Amazonas.

“Esta conferência faz parte de um processo que inicia com as conferências municipais. Em dezembro, estaremos realizando a Conferência Nacional de Assistência Social, que será um espaço de participação popular e do controle social para que possamos a luz do segundo plano decenal avaliar a política de assistência social e pensar diretrizes para o futuro dessa política pública muito importante para a população, especialmente, neste contexto de pandemia, que demonstrou o quanto é essencial”, destacou.

1ª Conferência de Desenvolvimento Social e Cidadania do Amazonas

A conferência contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, Secretaria de Assistência Social, gestores e trabalhadores do terceiro setor, para tratar sobre a Lei n.º 14.176/2021, que altera os critérios de acesso ao Benefício de Prestação Continuada – BPC e institui o auxílio inclusão.

O objetivo foi fortalecer os esclarecimentos sobre as novas regras de acesso para o BPC, que ampliam o limite renda, sobre a instituição do auxílio inclusão, benefício que fomenta inserção no mundo do trabalho e sobre as medidas excepcionais de gestão que poderão ser aplicadas para enfrentar a longa espera para acesso ao BPC, agravada pela pandemia de Covid-19.

“Estamos vivenciando um momento decisivo no Brasil, em que nós, trabalhadores do SUAS, estamos determinados em minimizar o sofrimento daqueles que estão em situação de vulnerabilidade”, disse Maria Yvelônia.

Texto: Ascom – Maria Yvelônia
Foto: cedida
Edição: Ascom Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend