Maria Rosas apoia permanência de fisioterapeutas nos CTIs

Deputada apoia projeto que visa prestar assistência ininterrupta de fisioterapeutas nos CTIs em hospitais e clínicas em todo o país

Publicado em 13/06/2020 - 20:00

São Paulo (SP) – A secretária estadual do Mulheres Republicanas São Paulo, deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP), votou pela aprovação do Projeto de Lei nº 1985/2019, que obriga a permanência dos fisioterapeutas nas unidades do Centro de Terapia Intensiva adulto, pediátrico e neonatal, em todo país.

Defensora da bandeira da saúde, Maria Rosas comentou a respeito da importância da iniciativa. “O trabalho do fisioterapeuta é essencial independente de pandemia ou não, porém no momento crítico que estamos vivendo, eles podem ajudar a evitar a redução do tempo de ventilação mecânica que alguns pacientes enfrentam durante a internação”, explicou.

De autoria da Câmara dos Deputados, a proposta foi justificada com o artigo da Constituição Federal que garante a saúde como direito fundamental do ser humano. O projeto prevê a presença obrigatória destes profissionais nos CTIs no período de 24 horas por dia, para assistência aos pacientes internados, com pelo menos um fisioterapeuta para cada dez leitos. O texto segue em tramitação.

Texto: Elisa Costa / Ascom – Mulheres Republicanas Nacional 
Foto destaque: Douglas Gomes

Reportar Erro