Março Amarelo: dê mais atenção à endometriose

A doença é tratável e dá sinais claros às mulheres, quem explica é a vereadora Dra. Camila Hortegal

Publicado em 20/3/2021 - 08:20

Brasília (DF) – Março é o mês dedicado ao alerta para os cuidados com a endometriose. A doença pode causar fortes dores e até mesmo infertilidade nas mulheres. Estima-se que no país, quase sete milhões de brasileiras têm o diagnóstico de endometriose, que é crônica, mas tem tratamento. A vereadora de Dom Pedro (MA), Dra. Camila Hortegal (Republicanos-MA), fala mais sobre a doença que causa sangramentos e que pode, até mesmo, impedir a realização de atividades diárias.

“A endometriose acontece quando o endométrio, que é a mucosa que reveste internamente o útero, se instala em outros órgãos”, explica a Dra. Camila. Esse processo citado pela republicana provoca um processo inflamatório que, a depender de cada caso, tem desde repercussões leves até complicações mais severas. As principais causas para o problema estão relacionadas à imunidade local. Outro fator relacionado é a hereditariedade, ou seja, há um risco de a mulher desenvolver a doença caso a mãe ou irmã tenha o diagnóstico.
Sobre o tratamento, a vereadora explica que a doença não tem uma cura, mas existem tratamentos que amenizam os sintomas: “pode ser feito um tratamento clínico e cirúrgico, dependendo de cada caso e profundidade da endometriose. Esse tipo de intervenção é necessário porque faz com que a mulher tenha mais qualidade de vida”, defende.

Já se tem falado muito sobre a doença e seus sintomas e complicações, porém, a Dra. Camila ressalta que é preciso pedir orientações especializadas para não achar que mitos vão acometer as pacientes, como por exemplo o engano de acreditar que a endometriose causa câncer no ovário. “Quem tem endometriose corre o risco de ter endometrioma, que é um pequeno cisto”.

É importante ressaltar, como dito pela republicana, que a doença apesar de causar infertilidade, ela tem cura. Com o tratamento adequado, muitas mulheres conseguem engravidar e sanar problemas e sintomas mais graves causados pela endometriose.

Texto: Gabbriela Veras | Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: Arquivo Pessoal
Fonte: Agência Brasil

 

Reportar Erro
Send this to a friend