Sensibilizar a população e mobilizar esforços para prevenir e punir crimes hediondos são os principais objetivos da campanha
Publicado em 9/5/2024 - 10:55
Salvador (BA) – A vereadora Ireuda Silva (Republicanos-BA), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, destacou a importância da campanha Maio Laranja, uma iniciativa dedicada à conscientização sobre a prevenção e o combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Esta campanha assume uma relevância crucial à luz dos dados alarmantes apresentados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, que registrou um aumento significativo nesses crimes.
Segundo o relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), houve um aumento de 15,3% nos casos de estupro e de 16,4% na exploração sexual de menores, uma situação que contrasta com a leve redução no número de mortes de crianças e adolescentes. “Os dados divulgados reforçam a urgência de ações efetivas para proteger nossas crianças e adolescentes desses abusos tão cruéis”, afirmou Ireuda Silva. Ela salientou a eficácia da campanha Maio Laranja como um instrumento poderoso para sensibilizar a população e mobilizar esforços para prevenir e punir esses crimes hediondos.
A vereadora também chamou atenção para a necessidade de uma mobilização ampla e integrada de todos os setores da sociedade. “É fundamental que governos, instituições, famílias e toda a comunidade se unam nessa luta pela proteção das nossas crianças e adolescentes. O Maio Laranja é uma oportunidade para reforçarmos nosso compromisso com o futuro e a segurança das gerações que estão por vir,” destacou a republicana.
A campanha Maio Laranja, portanto, não apenas chama a atenção para um problema crescente mas também serve como um chamado à ação para todos aqueles comprometidos com a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes em todo o país.
Dia 18 de maio
O marco da campanha Maio Laranja se dá em 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, em memória da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, vítima de um crime sexual em maio de 1973, aos 8 anos de idade.
Campanha Maio Laranja
A Lei Nº 14.432/2022, que instituiu a campanha Maio Laranja em todo o território nacional, prevê atividades para conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, tais como iluminação dos prédios públicos com luzes de cor laranja, promoção de palestras, eventos e atividades educativas, veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, folders e outros materiais ilustrativos sobre o tema.
Denuncie
Proteger a criança e o adolescente de toda forma de violência é uma responsabilidade do Estado, da família e de toda a sociedade. Em caso de suspeita de violação de direitos de uma criança ou adolescente, denuncie no Conselho Tutelar ou Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) mais próximo ou ligue para o número 125 ou 100*.
*Em 2023, o Disque 100 recebeu 31.252 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.
Texto: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: Ascom vereadora Ireuda Silva