Lilia Karipuna visita a sede da União Brasileira de Municípios

Vereadora destaca sobre representatividade e a luta das mulheres indígenas

Publicado em 01/11/2021 - 08:00

Brasília (DF) – A vereadora de Oiapoque, no estado do Amapá, e vice-presidente da câmara de vereadores, a indígena Lilia Karipuna (Republicanos), esteve em Brasília e visitou o Senado Federal e a União Brasileira de Municípios (UBM).

Em visita ao Senado, a republicana falou sobre a sua representatividade, sendo a única vereadora mulher e índia de sua cidade. “A representatividade faz toda diferença. Sigamos na luta pelas mulheres indígenas e dos cidadãos da minha cidade de Oiapoque”, destacou Lilia.

Já na União Brasileira de Municípios, Lilia destacou a importância da visita à instituição. “A UBM nos trouxe ótimas informações que com toda certeza irá nos ajudar enquanto parlamentares a desenvolver cada vez mais projetos e captar recursos para nosso município e também irá ajudar a ter uma gestão capacitada para exercer um ótimo trabalho. Gratidão! ”, ressaltou.

Lilia Karipuna cursou licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, tem 30 anos e pertence à etnia Karipuna, Terra Indígena Uaçá. Em sua trajetória acadêmica pesquisou a atuação da agência indigenista do Serviço de Proteção aos Índios (SPI) que ao longo da história forçou os povos indígenas a integrarem-se à sociedade nacional com o objetivo de transformá-los em trabalhadores rurais. Propõe uma visão crítica desse modelo histórico e luta pelas causas sociais.

Sobre a UBM

Como organização não governamental e sem fins lucrativos, atua em todo território nacional, representando legitimamente os municípios, em juízo e fora dele, na defesa de seus interesses individuais e coletivos, na manutenção de um conjunto de ações necessárias ao pronto estabelecimento da maior e mais importante agenda municipalista do país, que busca a independência econômica desses 5.570 entes federados, 81% deles administrado com os escassos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A instituição também atua na Câmara dos Deputados, Senado Federal, nas instituições públicas e privadas, nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais, apresentando propostas e projetos de lei, elaborando projetos nas áreas de saúde, educação e meio ambiente, entre outros.

Texto: Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend