Lei cria Semana do Atleta Paralímpico em Recife

De autoria da vereadora Professora Ana Lúcia, lei determina a realização de ações para incentivar a participação de pessoas com deficiência na prática paradesportiva

Publicado em 22/09/2021 - 14:23

Recife (DF) – Foi sancionada a lei que cria a Semana do Atleta Paralímpico em Recife. A lei é de autoria da vereadora Professora Ana Lúcia (Republicanos).

“Esta lei é uma homenagem aos atletas do município do Recife que participam de competições em modalidades adaptadas aos esportistas com deficiência, e o objetivo é a promoção da inclusão das modalidades paradesportivas na sociedade”, pontuou a vereadora.

A lei sancionada determina que durante a Semana do Atleta Paralímpico deverão ser realizadas ações para incentivar a participação de pessoas com deficiência na prática paradesportiva, deverão ser divulgadas as atividades e campeonatos paradesportivos existentes, e também deverão ser trazidas para a cidade ações que fortaleçam essas iniciativas.

De acordo com especialistas em saúde, além de promover a integração social, a prática esportiva é uma forma de prevenir as enfermidades secundárias à deficiência, e pode trazer benefícios físicos como força muscular, coordenação motora, resistência física, e psíquicos, como a melhora da autoestima.

O Comitê Paralímpico Brasileiro também destaca que, através do esporte o deficiente pode, a longo prazo, seguir a sua carreira de alto rendimento, e que existe uma série de programas desenvolvidos pelo Comitê para detecção de talentos e desenvolvimento das modalidades. O Site do CPB diponibiliza uma relação de instituições atuantes em todos os estados do Brasil, que podem ajudar no preparo do deficiente que deseja ser um paratleta.

“Em 2021, nas Paralímpiadas de Tóquio, Pernambuco realizou a melhor campanha da nossa História, e o time de paratletas que representou o estado contou com a participação de recifenses. Devemos sim, investir e incentivar as práticas desportivas entre as pessoas com deficiência, e a sanção dessa lei é um grande avanço para a nossa cidade”, concluiu Ana Lúcia.

Texto e foto: Ascom – vereadora Professora Ana Lúcia

Reportar Erro
Send this to a friend