Iris Gabriella quer Procuradoria da Mulher na Câmara de Nova Alvorada do Sul

O órgão tem competência para fiscalizar e acompanhar a execução de programas que visem à promoção da igualdade de gênero, entre outras ações de interesse feminino

Publicado em 22/05/2021 - 08:00

Nova Alvorada do Sul (MS) – Em sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul, Mato Grosso do Sul, a vereadora e 1ª secretária da Mesa Diretora, Iris Gabriella (Republicanos), e demais vereadores aprovaram, por unanimidade, Resolução Interna nº 031/2021, de sua autoria e da vereadora Andrea Fim, para a criação da Procuradoria da Mulher.

A republicana diz que a constituição da Procuradoria da Mulher no município é um avanço considerável para as mulheres sul nova alvoradenses, que terão amparo diante de seus direitos. “A aprovação da Resolução criando a Procuradoria Especial da Mulher, no âmbito da Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul, significa um grande avanço na luta pelos direitos das mulheres, pois possui o objetivo de acolher a mulher, com seus direitos violados, encaminhando na rede de apoio e orientando em suas demandas. Considero também uma forma de aproximar as mulheres Republicanas na pauta da luta pela representatividade feminina”, disse Íris.

O Mulheres Republicanas de Mato Grosso do Sul, por meio de sua secretária, Raquel Correia, parabenizou a iniciativa da republicana “Foi por meio de uma reunião com as republicanas do Mato Grosso do Sul, com a equipe da nacional, com a presença da secretária Tia Ju (RJ), que a vereadora Íris viu a possibilidade real de implantar a Procuradoria da Mulher na Câmara de Nova Alvorada do Sul. Vemos essa conquista como um avanço da organização das mulheres aqui no estado, e parabenizo a vereadora Iris Gabriela por seu trabalho e a Tia Ju pela motivação para realizar iniciativas como essa”, ressaltou.

Apesar de as mulheres terem conquistado espaço em muitas áreas, a cena política continua predominantemente masculina. A criação de uma Procuradoria da Mulher nos estados e municípios busca, primordialmente, garantir maior representatividade, visibilidade e destaque às mulheres na política. Além disso, pretende combater a violência e a discriminação contra as mulheres, qualificar os debates de gênero nos parlamentos, e receber e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias e anseios da população.

A Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, criada em 21 de maio de 2009, pela Resolução nº 10, é uma iniciativa inédita do parlamento brasileiro, que atualmente serve de exemplo para outros parlamentos.

Fonte: Ascom Câmara Nova Alvorada do Sul/ Câmara dos Deputados
Edição: Gisele Rocha/ Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend