Franciane Bayer é reeleita vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente

A deputada luta pela incorporação do Ruxolitinibe no SUS para tratamento da mielofibrose

Publicado em 25/04/2022 - 10:15

Rio Grande do Sul (RS) – A deputada estadual Franciane Bayer foi reeleita para o cargo de vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A parlamentar permanece no cargo desde o ano passado.

Franciane comemorou sua permanência no cargo. “Fico muito feliz e honrada em dar continuidade ao trabalho na condução deste importante órgão da Assembleia Legislativa do Estado”, disse.

Ainda na solenidade de posse, dentro da pauta da saúde, a republicana destacou a importância da atualização da tabela e dos procedimentos e medicamentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde – SUS, especialmente sobre o tratamento da mielofibrose. A deputada solicitou o apoio da Comissão de Saúde para a luta pela incorporação pelo SUS de medicamento para tratamento da mielofibrose.

“Comentei com os colegas e equipe da Comissão sobre a importância de comunicarmos para a população sobre a abertura de consulta pública, disponibilizada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – Conitec, sobre a incorporação do medicamento Ruxolitinibe no SUS até o dia 25 de abril “, ressaltou.

Mielofibrose

A mielofibrose é um tipo de câncer sanguíneo que pertence ao grupo de doenças mieloproliferativas crônicas. Nela, o tecido fibroso na medula óssea substitui células produtoras de sangue, resultando na produção de glóbulos vermelhos com formato anormal, além de anemia e aumento do baço.

Ruxolitinibe é indicado para o tratamento de pacientes com mielofibrose de risco intermediário ou alto, incluindo mielofibrose primária, mielofibrose pós-policitemia vera ou mielofibrose pós trombocitemia essencial.

Texto: Ascom – Mulheres Republicanas nacional
Fonte: ALRS
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend