Fran Somensi apresenta reivindicações ao governador do RS

A reivindicação foi para o aumento da capacidade de testagem da Covid-19 e abertura de linhas de crédito

Publicado em 17/08/2020 - 18:22

Porto Alegre (RS) – Mais uma ação da Campanha “Serra Gaúcha Unida contra o vírus”. Na manhã da última sexta-feira (8), a deputada estadual Fran Somensi (Republicanos-RS) e demais deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul estiveram em reunião com o governador Eduardo Leite, com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e o secretário Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, para apresentar reivindicações de melhorias.

No encontro, por videoconferência, o grupo reforçou que, diante do prazo estendido da curva de disseminação do novo coronavírus, é consenso a necessidade de avaliar novas formas de conviver com a Covid-19 e promover a retomada econômica, de forma gradativa e responsável.

Fran Somensi, que coordena os trabalhos do grupo, abriu as falas colocando os cinco tópicos em linhas gerais. Na linha econômica, a parlamentar pediu maior envolvimento e agilidade do Banrisul, referente ao Pronampe, que poderá ter novo aporte do governo disponível a partir do dia 15 de agosto e relatou sua preocupação com as crianças que acabam ficando com “cuidadores”, uma vez que as escolinhas infantis e contraturnos, que teriam a devida habilitação e protocolos para atender, continuam fechadas pelo atual modelo de distanciamento.

Na saúde, além da questão da falta de medicamentos nos hospitais, a deputada relatou que apesar dos esforços do governo na questão da testagem, a realidade dos municípios ainda apresenta quadros em que as pessoas vão para a consulta com síndromes gripais e não são testadas. “Nós temos que criar um incentivo para que os municípios passem a testar mais a população, rastreando o vírus e tratando de forma preventiva aquelas pessoas sintomáticas, para que não piorem o quadro clínico e venham ocupar um leito de UTI…Precisamos também dar segurança e clareza aos prefeitos de que os testes rápidos não influenciam positivamente nos critérios das cores de bandeira”, reforçou Somensi.

Cinco pontos foram destacados pelo grupo de parlamentares. Entre eles, a reivindicação por mais efetividade dos programas de testagem adotados pelo Estado, uma solução para a falta de medicamentos usados em pacientes de UTI, que ainda preocupa os gestores dos hospitais e a agilidade na renovação dos Leitos de UTI Covid-19, que começam a vencer no final deste mês, junto ao Ministério da Saúde.

Na área econômica, os deputados cobraram maior envolvimento e agilidade do Banrisul com o Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe); e reforçaram a sugestão pela abertura de linhas de crédito e microcrédito com subsídio ou aporte do Governo do Estado para apoiar pequenas empresas, produtores rurais e pessoas físicas.

Texto e foto: Ascom – deputada estadual Fran Somensi
Edição: Ascom – Mulheres Republicanas

Reportar Erro