Fátima Borba disputa presidência do COMSUL em Pernambuco

Republicana vê com muita responsabilidade sua candidatura para comandar o consórcio

Publicado em 26/1/2021 - 07:51

Cortês (PE) – A prefeita do município de Cortês, Fátima Borba (Republicanos) está em mais uma disputa por cargo. Desta vez ela luta pela presidência do Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul Pernambucana (COMSUL), que foi criado em 2009 e atualmente comporta 17 cidades. O objetivo do COMSUL é contribuir para a ampliação do alcance e da efetividade das políticas e dos recursos nelas aplicados, uma vez que pode permitir ação cooperada e maior racionalidade na execução de serviços em áreas como saúde, educação, saneamento básico e infraestrutura, entre outras políticas.

A republicana vê com muita seriedade sua candidatura para comandar o consórcio. “Com muita responsabilidade e com propostas voltadas à saneamento, iluminação pública, saúde, segurança pública e infraestrutura na região, entrei na disputa da presidência da instituição. Os prefeitos do consórcio querem retorno dos serviços, já que pagam efetivamente o COMSUL. Estamos ampliando as conversas, ouvindo os gestores e mostrando o objetivo do Consórcio, que é o desenvolvimento dos municípios”, destacou Fátima.

No próximo dia 1º de fevereiro, vai acontecer a eleição para conhecer o próximo presidente do COMSUL. O interessante, é que as chapas e os membros das mesmas, são formados pelos prefeitos das cidades que integram o consórcio.

Sobre o COMSUL

De forma específica e com grande destaque, os consórcios públicos são vistos como instrumento privilegiado para apoiar a agenda de desenvolvimento do país. Com o poder de gerir parcerias entre os municípios para a realização de ações conjuntas, eles criam uma forma de superar a atomização de municípios e recobrar escalas produtivas e financeiras adequadas. As questões a cargo do governo municipal muitas vezes exigem soluções que extrapolam o alcance da capacidade de ação da prefeitura em termos de investimentos, recursos humanos e financeiros para o custeio.

Além disto, grande parte para as soluções dessas questões podem resultar de ações conjuntas, pois dizem respeito a problemas que afetam, simultaneamente, mais de um município. Em outros casos, mesmo sendo possível ao município atuar isoladamente, pode ser muito mais econômico buscar a parceria com outros municípios, possibilitando soluções que satisfaçam todas as partes com desembolso menor e melhores resultados.

Hoje, o Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul já é destaque em ações de saneamento, com a execução dos serviços do aterro sanitário que é modelo no estado, em ações de infraestrutura, como iluminação pública e com atividades relacionadas à promoção da saúde pública.

Texto: Gisele Rocha | Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Fonte: Site COMSUL
Foto: cedida

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend