Encontrão das republicanas gaúchas fecha curso de formação on-line

Republicanas se reuniram nos meses de maio e junho para estudar mais sobre política

Publicado em 30/06/2020 - 17:12

Porto Alegre (RS) – A noite de quinta-feira (25) foi de muito aprendizado para o Mulheres Republicanas Rio Grande do Sul. Isso porque 418 republicanas concluíram o curso de Formação Política on-line. A capacitação alcançou republicanas que não haviam tido a possibilidade de acompanhar os cursos realizados aos finais de semana do mês de maio e junho, período em que o curso foi realizado.

As boas-vindas e abertura ficaram por conta da secretária estadual do movimentoBeth Colombo, que falou da importância do evento. “Estamos realizando hoje esse encontro para acolher aquelas republicanas que não tinham disponibilidade de estar conosco aos sábados, é um encontro de revisão, de interação, onde as gaúchas estão doando um pouco mais do seu tempo para uma formação política, com o objetivo de que o nosso desempenho nas urnas em 2020 seja contemplado com muitas vitórias”, declarou.

Encontrão das republicanas gaúchas fecha curso de formação on-line  Também presente no encontro, o presidente do Republicanos Rio Grande do Sul e deputado federal Carlos Gomes, cumprimentou a militância feminina, falou da importância de ouvir as orientações e colocar em prática todo o aprendizado. “Transformar conhecimento explícito em conhecimento tácito, aquele conhecimento que você aprimora a sua personalidade aprendendo com alguém. É assim que nós temos crescido, compartilhando conhecimento e aprendendo com aqueles que também têm muito a nos ensinar”, disse o republicano, parabenizando as militantes pelo comprometimento com o trabalho mesmo em momentos difíceis como esses vividos na pandemia.

Hora da revisão

A primeira palestra foi da coach Cristine Pasa, que falou sobre entender e controlar as emoções também no contexto das eleições. Por meio da explicação sobre os sentimentos universais de medo, raiva, tristeza, alegria, nojo e a surpresa, a especialista revelou que o sentimento que todos os seres humanos desejam ao vir ao mundo é o de aceitação para serem felizes. “Tudo o que o ser humano faz na vida é em prol de se sentir amado e aceito”, esclarece.

A coordenadora estadual de comunicação do Republicanos, jornalista Karine Bertani, abordou a construção de candidaturas femininas, organização de campanha em âmbito municipal e relacionamento com a mídia. Mestre em Ciência Política, ela também apresentou estratégias de comunicação em tempos de pandemia. “Há peculiaridades na construção de imagem de mulheres candidatas que são pautadas por ingerências culturais e sociais, e que precisam ser consideradas na condução de campanhas de quem postula um espaço nesse universo que ainda tem predominância masculina”, observou Karine.

As últimas palestras ficaram sob a responsabilidade da colaboradora da assessoria de comunicação do movimento e gestora pública, Samanta Mota, e a advogada Maricê Dal Forno. Elas levaram as diversas ferramentas tecnológicas e a importância da utilização correta das redes sociais que podem ser usadas durante a campanha eleitoral, pautaram também sobre prestação de contas e as implicações da nova legislação no pleito eleitoral de 2020, com as atualizações de novas datas para sua realização.

O encontro contou ainda com o depoimento de aprendizado das ferramentas tecnológicas e uso das redes sociais, das pré-candidatas do partido, Diandra Lopes do município de Montenegro, Dany Araújo de Triunfo e Silvana Justo da cidade de Torres.

Texto: Rosana Gomes / Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Fotos: Ascom Mulheres Republicanas Rio Grande do Sul

 

Reportar Erro