Na pauta, a determinação judicial que passou a impedir a aplicação, por parte da UFS, de uma bonificação regional do Sisu aos estudantes do ensino médio
Publicado em 31/1/2024 - 14:40
Aracaju (SE) – A deputada estadual Lidiane Lucena (Republicanos) se reuniu, nesta quarta-feira (31), com o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Joviniano, com o pró-reitor, Dilton Cândido, e com o professor do Departamento de Estatística da UFS, Kleber Fernandes. Na pauta, a determinação judicial que passou a impedir a aplicação, por parte da UFS, de uma bonificação regional do Sisu aos estudantes do ensino médio.
Os representantes da UFS pontuaram a importância da bonificação como forma de ampliar as possibilidades de acesso dos sergipanos à universidade, a única pública do estado. O intuito é que a bonificação seja um instrumento de compensação das desigualdades e um instrumento para incentivar a permanência de pessoas que podem contribuir para o desenvolvimento local, visto que, pela excelência de ensino, a UFS tem sido bastante procurada por estudantes de outros estados que, após a conclusão da graduação, costumam voltar aos seus estados de origem.
“É importante frisar que outras 26 universidades já utilizam essa bonificação e precisamos ampliar o debate e a mobilização do nosso estado em torno do tema. Não desejamos, vale ressaltar, causar a exclusão de alunos de outros estados, mas sim termos um olhar especial para os estudantes que não tem condições de buscarem universidades fora de Sergipe e que têm maiores chances de seguirem contribuindo para o nosso desenvolvimento local do nosso estado”, destacou a republicana.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional, com informações da Ascom – deputada estadual Lidiane Lucena